É possível recurso em mandado de segurança?

Pergunta de Gael Silva em 23-09-2022
(20 votos)


É possível recurso em mandado de segurança?

“Art. 18. Das decisões em mandado de segurança proferidas em única instância pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinário, nos casos legalmente previstos, e recurso ordinário, quando a ordem for denegada”.

Qual recurso contra denegação de mandado de segurança?

apelação O artigo 14 da Lei 12.016/09 estabelece que “da sentença, negando ou concedendo o mandado, cabe apelação”. O dispositivo é ocioso, na medida em que, a teor do que dispõe o artigo 513 do Código de Processo Civil, de toda sentença cabe apelação, pouco importando o teor do seu julgamento.

Como recorrer de mandado de segurança?

Quando o mandado de segurança é negado, para que se possa recorrer à essa situação, utilizando uma ação ordinária, é preciso analisar a natureza jurídica da sentença, ou seja, qual foi o argumento utilizado pelo juiz. A natureza da sentença pode ser separada em duas possibilidades.



Qual recurso cabível para mandado de segurança?

3 SISTEMA RECURSAL NA NOVA LEI DO MANDADO DE SEGURANÇA (12.016/09) Cinco recursos estão previstos expressamente na Lei 12.016/2009. São eles: apelação, agravo de instrumento, recurso ordinário, recurso especial e recurso extraordinário. Cada uma dessas espécies recursais será tratada aqui de forma pormenorizada.

Qual é o recurso cabível da decisão de primeira instância que julga procedente ou improcedente mandado de segurança?

agravo Para as situações em que as decisões proferidas no cumprimento de sentença acolham parcialmente a impugnação ou a julguem improcedente, o ministro explicou que o recurso cabível é o agravo, visto que tais decisões não extinguem totalmente o processo.

Em quais situações não cabe mandado de segurança?

O mandado de segurança possui caráter residual, sendo utilizado quando o direito violado não pode ser amparado por habeas corpus ou habeas data. Em outras palavras, quando o direito violado puder ser protegido por habeas corpus ou habeas data não será cabível mandado de segurança.



Que tipo de decisão proferida em mandado de segurança admite recurso ordinário?

Cabe recurso ordinário se o mandado de segurança for denegado em única instância: a) das decisões dos tribunais superiores, para o Supremo Tribunal Federal; b) das decisões dos tribunais de segundo grau, para o Superior Tribunal de Justiça (CF, arts.

Qual ação substitui o mandado de segurança?

A ação ordinária será proposta quando houver decadência do prazo de 120 do mandado de segurança.

O que vem depois do mandado de segurança?

Os efeitos da liminar duram até o juiz proferir a sentença. Depois disso, o Ministério Público é chamado a se manifestar, novamente dentro de 10 dias. Finalmente, o juiz tem 30 dias para proferir a sentença. Esses prazos estão previstos na Lei 12.016.



O que fazer quando o mandado de segurança não é cumprido?

É possível o bloqueio de verba e a imposição de multa, com fundamento no art. 461, §§ 4º e 5º do Código de Processo Civil[10], para compelir o réu a cumprir obrigação de fazer ou não fazer, norma que o STJ tem aplicado subsidiariamente ao mandado de segurança (DJe 14/5/2014).

Quando é aplicável o mandado de segurança?

Esta ação é aplicável quando não for cabível outro remédio constitucional. O mandado de segurança é um procedimento especial de natureza civil que se apresenta com frequência na vida prática do advogado.

Qual a origem do mandado de segurança individual?

Histórico e base legal. Constitucionalmente, o mandado de segurança individual foi acolhido pelo direito brasileiro em 1934, fruto da evolução da doutrina brasileira do habeas corpus, com inspiração no recurso de amparo mexicano.

Qual o prazo do mandado de segurança repressivo?

Nos casos de mandado de segurança repressivo, ou seja, naqueles em que a violação do direito líquido e certo já ocorreu, deverá se observar o prazo decadencial de 120 dias para se impetrar o mandado de segurança. Como pontuei antes, essa regulamentação consta no art. 23 da Lei 12.016/2009.

Como se aferir o cabimento do mandado de segurança?

O principal requisito para se aferir o cabimento do mandado de segurança, sem dúvidas, é a existência de um direito líquido e certo que esteja sendo alvo de ameaça ou que já tenha sido violado por ação ou omissão de autoridade pública. O direito líquido e certo deve se apresentar de forma inequívoca como prova pré-constituída nos autos.



Outras questões

O que licitação?

Qual é o meio de transporte mais perigoso do mundo?

Quais as principais influências que a cultura brasileira teve em sua história?

Como concluir uma carta?

Qual foi o ano que fez mais frio no Brasil?

O que é luta Ikindene?

Como desbloquear o pc?

É cara a manutenção do Peugeot 206?

O que é um aço 5160?

O que são grupos sanguineos?

O que é um câncer invasivo?

Qual é o certo o chinelo ou a chinela?

O que é um funcionario publico?

Qual remédio caseiro para cicatrização?

O que é gestão de transportes?

Quanto custa note 10?

O que substitui o amaciante de roupa?

Quais são os riscos físicos?

Como colocar 2 paginas por folha no pdf?

Quais as principais funções morfológicas da palavra se?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com