No primeiro trimestre algumas grávidas podem não engordar ou ganhar menos peso do que o recomendado, mas não é preciso se preocupar. Isto não causa qualquer tipo de problema. A orientação é que a mulher tente, apesar das variações hormonais serem as responsáveis pelos enjoos, manter uma alimentação equilibrada.
Mulheres com baixo peso: Devem ganhar de 12,5 kg a 18,0 kg; Mulheres com peso adequado: Devem engordar de 11,5 kg a 16,0 kg; Mulheres com sobrepeso: Devem ganhar de 7,0 kg a 11,5 kg; Mulheres que apresentam obesidade: Devem ganhar até 7,0 kg.
A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.
Para evitar o ganho de peso excessivo na gravidez, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos simples, como farinha branca, doces, sobremesas, leite integral, biscoitos recheados, carnes vermelhas e processadas, como linguiça, bacon, salsicha e salame.
Durante o primeiro trimestre da gestação, pode haver casos em que as gestantes percam peso, pois é uma fase em que estão com frequentes náuseas e vômitos, características relacionadas aos elevados níveis hormonais próprios da gravidez.
17 curiosidades que você vai gostar
Baixo peso pode causar parto prematuro e outras complicações
Da mesma forma que mulheres que ganham muito peso durante o crescimento intrauterino do bebê podem desenvolver diabetes gestacional ou hipertensão gravídica, a mãe que não tem o ganho de peso ideal também oferece riscos a ela e ao bebê.
Baseado no IMC no momento do positivo (ou um pouco antes da gravidez), a quantidade de peso que você deve ganhar durante a gravidez: IMC entre 18,5 y 24,9 = 11 kg, que se distribui entre aproximadamente 2kg durante o primeiro trimestre, 5 kg no segundo trimestre e no último trimestre entre 3 kg e 4 kg.
Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 Kg por semana, para uma gravidez saudável.
Nas primeiras semanas de gravidez você pode não engordar nada ou até perder alguns gramas se enjoar muito. É importante lembrar que o ganho adequado de peso na gestação pode ser a garantia de um peso normal de seu filho no nascimento.
O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;
Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.
Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.
O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.
A fase de maior ganho de peso são o segundo e terceiro trimestre, com uma média de 400g. É importante revisar hábitos alimentares e investigar mais a fundo no caso de um aumento mensal menor que 1kg ou maior que 3kg.
A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.
O ideal é ganhar no máximo 6 kg e no mínimo 2 kg, até as 20 semanas de gestação.
O IMC é calculado em função da altura e peso antes da gravidez. É possível usar calculadoras de IMC disponíveis em sites e aplicativos, ou da seguinte forma: Divida seu peso pela sua altura (por exemplo: 55 kg / 1,70 m) = 32,35 kg/m. Divida o resultado da operação "1" pela sua altura, novamente.
Logo após o parto a mulher perde cerca de 9 a 10 kg; Após 3 meses pode perder até 5-6 quilos, se amamentar exclusivamente; Após 6 meses pode também perder até 5-6 quilos, se amamentar exclusivamente.
As mães com baixo peso devem avaliar o crescimento dos bebês para saber se existe restrição no aporte de nutrientes pela placenta. E tentar entender a causa desse “não ganhar peso” é fundamental para o tratamento e acompanhamento adequado.
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
O cansaço no início da gravidez
Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG (gonadotrofina coriônica) também dão uma enorme sensação de cansaço.
No primeiro mês de gravidez a barriga cresce? Não, no 1º mês de gestação a barriga não aumenta. Mas, apesar de não ocorrer o crescimento abdominal, outros sintomas podem ser indícios da gravidez, como enjoos, sensibilidade nos seios e alterações no humor.
No primeiro mês de gestação (da 1ª à 4ª semana lunar) o embrião se implanta no útero materno.
Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.
Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.
Como saber se o olho do gato vai ficar amarelo?
Como foi a evolução do celular?
Qual o papel do Brasil no cenário econômico global?
Qual membro do BTS está namorando?
Quais são os tipos de avaliação na educação?
Como se argui a incompetência do juízo?
Qual é o encantamento do feitiço para desarmar?
O que quer dizer memória cache L1 L2 e L3?
Quem pode fazer um empréstimo pessoal?
Pode usar colírio todos os dias?
O que causa proteinúria em cães?
O que impulsiona a desigualdade?
O que é um Para-raio e como funciona?
Onde o real brasileiro vale mais?
Como saber se o DeCAD foi feito?
Como deve ser a dispensação de medicamentos próximos a data de vencimento?