O exame de endoscopia é considerado de baixo risco, e não apresenta complicações para o paciente. Os aparelhos usados hoje são mais finos e flexíveis. Uma morte após um exame de endoscopia levantou dúvidas a respeito do procedimento.
Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento? A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.
“É um exame extremamente seguro, o risco de complicações na endoscopia alta é muito pequeno, assim como o risco da colonoscopia, que é o exame que avalia o intestino grosso. Todos os dois são extremamente necessários para prevenção de câncer e para diagnóstico das doenças gastrointestinais”, explica Roseane.
Não existem contraindicações muito severas para a endoscopia, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em pessoas que tem problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, além de pacientes com alergia a medicações. Se você estiver em qualquer uma dessas situações, deve avisar o médico antes de marcar o exame.
O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
36 curiosidades que você vai gostar
O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.
Grande número de pacientes com Covid-19 grave que necessitam de ventilação mecânica, levam dias ou semanas para despertar da sedação, além disso, segundo relatos de especialistas, parece que esses pacientes podem precisar de meses de reabilitação para voltar à sua linha de base neurocognitiva.
O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).
Antes de relizar qualquer exame invasivo, como a endoscopia é prudente consultar seu cardiologista - se você tem arritmia pode estar usando alguma medicação que deve ser suspensa antes do exame, como por exemplo medicações anticoagulantes.
Qual o símbolo dos cristãos estão associados ao batismo?
Pode usar sabonete íntimo no pênis?
Por que o Brasil tem um papel fundamental para evitar efeito catastrófico nas mudanças climáticas?
Porque a luz do Sol é importante para os seres vivos?
Quem artrose pode fazer caminhada?
O que são superbactérias e como elas surgiram?
Onde a população humana está mais concentrada?
O que é privacidade e confidencialidade?
Quais os principais fundamentos da gestão escolar?
Quais as doenças que dá direito ao Auxílio-doença?
Qual a origem do povo filisteu?
Qual o papel da Educação Física na promoção da saúde coletiva?