Em 2014, ele prometeu a despoluição do rio até 2019. Segundo Ribeiro, a solução é possível, mas só virá quando houver mudanças culturais em relação aos recursos naturais, maior integração entre as instâncias competentes e a recuperação das águas for um projeto de Estado.
Em 1992, o governo do Estado prometeu publicamente limpar o rio até 2005, com o Projeto Tietê. Foram R$ 8,8 bilhões em investimentos no projeto, mas nada mudou por definitivo.
Para limpar a bacia hidrográfica que corta a cidade paulistana, seria necessário melhorar o sistema de canalização da região. Com esse objetivo, em 1992, foi criado o Projeto Tietê, administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O Projeto Tietê, que visa recuperar o rio, prevê ampliar os índices de coleta da região metropolitana de 84 para 87% e os de tratamento de 70 para 84%. No infográfico acima, apresentamos as etapas da despoluição, que também prevê a retirada de dejetos com dragagem.
Grande parte do lixo industrial e urbano da cidade de São Paulo é despejada de maneira irregular no leito do rio. Essa prática tornou-se comum devido à ausência de uma rede de captação de esgoto no período da industrialização brasileira, na década de 1930 até a década de 1970.
45 curiosidades que você vai gostar
Todos os dias são despejadas na região metropolitana de São Paulo 480 toneladas de esgoto, resíduos e lixo. Estes que acompanham o trajeto do rio para o interior. Por isso é necessário que todas as etapas que os resíduos domésticos, industriais e agropecuários gerem o menor impacto negativo possível.
A maior parte dos detritos que vão hoje para o Tietê é de origem doméstica. Quando a despoluição começou, em 1992, 70% do esgoto residencial da região metropolitana de São Paulo era coletado e apenas 24% disso - 17% do total - passava por tratamento.
O primeiro passo para a despoluição do rio é garantir que nenhum esgoto seja lançado, os principais métodos são: barras de proteção (são grades feitas no encanamento para evitar a entrada do lixo sólido), câmera espiã ( para identificar ligações de esgotos clandestinas nas águas pluviais), oxigênio em dose extra ( uma ...
Ampliar a rede de tratamento de esgoto foi uma das estratégias adotadas. A seguir, especialistas ouvidos por VEJA SÃO PAULO apontam os desafios que precisam ser vencidos para que o Tietê – ainda que nunca se transforme no rio de águas cristalinas do início do século XX – deixe de ser uma vergonha.
Qual é o tamanho do devorador de Mentes?
O que é a interpretação de uma obra?
O que é uma empresa do mesmo grupo econômico?
Quando usar e quando não usar crase?
Como invocar o Wither skeleton?
Como saber se minha empresa está na desoneração da folha?
Qual o nome do jutsu do ceifeiro da morte?
Como saber se eu entreguei a declaração de imposto de renda?
Qual a nota do MEC da Faculdade Facuminas?
Como tirar o efeito espelho da câmera?
Como investir no mercado de ações internacionais?
Como diferenciar farinha de trigo?
Quando fecha a fatura do cartão Hipercard?
Quantos cães Kakashi consegue invocar?
Qual o valor da passagem de ônibus de São José Dos Campos para Ubatuba?