A utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem tem obtido resultados mais eficientes pela atratividade dos alunos. Dentre estas metodologias ativas, a gamificação tem conseguido maior espaço, pois traz para o ambiente educacional os aspectos emocionais vivenciados nos jogos.
Dicas para Gamificar
Lousas interativas, tablets e os próprios smartphones são ferramentas que podem ser associadas à gamificação, o que deixa o processo ainda mais interativo.
A gamificação consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos.
A gamificação na educação é excelente para impulsionar o engajamento e a motivação do aluno, pois o envolve em um ambiente lúdico, que promove a competição, o trabalho em equipe e a conquista de objetivos.
Gamificação consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação. ... Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.
Melhora na autonomia do aluno Diferentemente de uma aula comum, na gamificação, os alunos ganham autonomia e constroem o aprendizado de forma coletiva. Assim, o estudante se torna protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor atua como um guia para o conhecimento.
Quando falamos em gamificação na educação, nos referimos à utilização, em sala de aula, de todos os elementos identificados nos jogos. Assim sendo, essa metodologia transforma o processo de ensino-aprendizagem em algo mais envolvente e significativo para os alunos.
Confira 7 ferramentas online de gamificação para usar na sua aula
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias. Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
Depois da entrada na faculdade, chega a hora de encontrar o primeiro estágio em Engenharia Civil. Seja em um grande escritório de projetos ou em uma construtora, um estágio pode agregar muito ao seu currículo.
Para ir em busca do estágio para um Engenheiro Civil, o aluno precisa definir qual área quer atuar, o local de trabalho que mais o atrai e quais suas habilidades dentro desse contexto. Para aqueles que gostam de colocar “a mão na massa” uma boa opção é o estágio em obras na construção civil, saneamento ou geotecnia.
Com um estágio na área, o estudante de engenharia terá a oportunidade de vivenciar todos os desafios que a profissão proporciona e que foram apresentados apenas em aulas teóricas. Será uma fase de compreensão do setor e, consequentemente, bastante determinante para decidir em qual área da engenharia o aluno se identifica mais para se especializar.
A média salarial para estágio de engenharia no Brasil é de R$ 1.300,00. Por não ter vínculo empregatício, e desde que o Termo de Compromisso não contemple o tema, o estagiário não conta com aviso prévio de desligamento, podendo, então, ter o contrato rescindido a qualquer momento.
Como saber minha densidade óssea?
Como fazer Integral é Derivada no Excel?
Como saber a data da prova do Detran?
Como achar a derivada de um número?
Como saber a cor do meu caderno no Enem Digital?
Como saber o aro certo da bicicleta?
Onde ver a data de fabricação do whisky?
Qual o grau de autismo do Good Doctor?
Quem projeta o filme no cinema?
Como funciona um Centro espírita?
Quando ocorre a regressão de regime?
O que é uma relação de vassalagem?
O que prega a religião dos judeus?
Qual o salário de um administrador rural?