Não é algo normal, visto que o aparecimento de verrugas durante a gravidez é um sinal de infecção pelo HPV, o Papilomavírus Humano. Por conta de alterações hormonais e imunológicas da gravidez é comum mulheres que tem o vírus, mas não apresentavam verrugas antes da gestação passarem a apresentar verrugas ao engravidar.
Como tratar o HPV na gravidez
Se apareceram verrugas genitais na gestação é porque você é portadora de HPV e este apareceu pela sua queda de imunidade devido à gestação. Muitas pessoas são portadoras do virus mas não tem sintomas. É como se ele ficasse controlado no organismo a vida toda e só aparece com a queda de imunidade.
Entretanto, o HPV geralmente não causa problemas na gravidez, e nem afeta a saúde do seu bebê. O que acontece é que as alterações hormonais e da imunidade, características dessa fase, podem fazer as verrugas decorrentes do vírus crescerem mais rápido do que o normal.
O fator genético/familiar é importante. Durante a gestação, devido aos hormônios da gravidez, os acrocórdons podem surgir e algumas vezes regridem espontaneamente após o parto. A Obesidade, Sobrepeso e Resistência à insulina/Diabetes são fatores que aumentam muito o surgimento dos acrocórdons.
Dentre os agentes químicos, a podofilina e o 5-fluouracil, apesar de comumente utilizados no tratamento dos condilomas, não devem ser administrados em gestantes pelo efeito teratogênico.
O HPV é um vírus transmitido na maioria das vezes por via sexual. Contudo, também existe a possibilidade de transmissão vertical, ou seja, quando no momento do parto é passado de mãe para filho. Existem mais de 100 tipos do vírus. Os tipos de baixo risco podem causar verrugas na região sexual, anal, boca ou garganta.
É capaz de detectar alterações nas células causadas pelo vírus, que podem vir a se tornar câncer de colo do útero e lesões precursoras deste câncer. Durante a gravidez, o exame é recomendado apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê.
O vírus do HPV pode ser encontrado dentro do líquido amniótico mesmo fora do trabalho de parto e mesmo com bolsa íntegra. Isso não significa que o seu bebê nascerá ou terá lesões pelo vírus. As lesões podem ser tratadas durante a gravidez.
Portanto, ainda que inofensivas, devido ao risco da transmissão do vírus e ao aparecimento de novas verrugas, o tratamento das verrugas é recomendado. Este baseia-se, habitualmente, na destruição local do tecido da pele e, para isso, estão disponíveis diferentes tratamentos, entre eles:
Alguns infectam primariamente a pele; outros têm preferência pelas mucosas da região genital e há aqueles associados ao desenvolvimento de tumores malignos no colo do útero, vagina, pênis e ânus. Os subtipos 6 e 11, considerados de baixo risco, costumam ser identificados em 90% dos diagnósticos de verrugas genitais.
As verrugas, no entanto, podem causar incômodo estético. Por causa disso, algumas pessoas podem optar por fazer uma intervenção para retirá-las. Em alguns casos, se estiverem localizadas em partes do corpo em que há pressão, como nas solas dos pés, por exemplo, as verrugas podem doer e eventualmente coçar.
Vale ressaltar que para muitas pessoas, medicamentos e procedimentos tópicos não são tão eficazes para as verrugas externas. Podem ser necessários semanas ou meses de aplicação, e tais tratamentos frequentemente causam desconforto e efeitos colaterais, como irritação, dor e queimação.
Quantas horas a insulina pode ficar fora da geladeira?
Como saber que o anticoncepcional está me fazendo mal?
Como saber se uma madeira e certificada?
Como tirar mancha de sangue seco da roupa?
Como fazer uma rifa chamativa?
Como ver se a carne de porco está estragada?
Como saber se uma galinha e caipira?
Quanto custa uma lente para catarata importada?
Como saber se a manteiga e de boa qualidade?
Qual a diferença entre a manteiga e a manteiga ghee?
Como saber se o controle do Xbox One S e original?
Como saber se uma lei é federal ou estadual?
Como priorizar a internet para um jogo no celular?