Sentir dor no umbigo ou dor na virilha durante a gestação são sintomas muito comuns. Podem ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.
Embora algumas mudanças te peguem de surpresa, não é preciso se preocupar porque é natural. O seu útero e os músculos abdominais voltarão ao seu estado normal. Depois de dar à luz, todas as mudanças no umbigo durante a gravidez vão desaparecer. Portanto, se acontecer com você, não se preocupe com esse detalhe.
Deve-se sim secar o umbigo após o banho com a toalha, sem esfregar. A limpeza é normal, apenas superficial no banho, sem introduzir o dedo. De modo algum usar Álcool, ou cotonetes. No caso de haver alguma secreção, ou irritação da pele, visite um dermatologista.
Porém, na maioria dos casos, tratam-se de acidentes leves que não apresentam riscos para o bebê, que está protegido pelo útero e pela bolsa de líquido amniótico. Em casos de pancadas fortes no abdômen, no entanto, é possível que haja uma ruptura da bolsa, deslocamento de placenta e até mesmo morte do feto.
A mulher grávida pode apresentar dor ou desconforto no umbigo em qualquer período da gestação, o que costuma ser normal e acontece porque o crescimento da barriga distende o ligamento fibroso do abdômen que se insere no umbigo, situação que enfraquece a parede do umbigo e pode provocar uma hérnia umbilical.
Hérnia umbilical (CID-10 K42) é caracterizada pela saliência no umbigo ou em volta dele (região da cicatriz umbilical), constituída de gordura ou uma parcela de intestino que conseguiu passar pelo músculo do abdômen, chamado anel umbilical, considerado o ponto mais frágil da parede abdominal.
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
Portanto, as mudanças no umbigo de grávida não influenciam em nada na vida do bebê e sua relação com o cordão umbilical. E, apesar de muita mamãe ter medo do umbigo não voltar ao normal, não existem motivos para preocupações.
Qual é a função do umbigo na gravidez? Ao longo de uma gestação é comum perceber mudanças na aparência do umbigo, especialmente quando a barriga já está grande. Ele pode ficar volumoso, achatado ou saliente, parecendo que está todo para fora.
Algumas mulheres ficam com o umbigo saliente durante a gravidez e o contato constante com a roupa pode causar irritação e dor na pele desta região da barriga. Nestes casos, deve-se usar roupas leves e confortáveis que não irritem a pele ou colocar um curativo sobre o umbigo, protegendo-o do contato com o tecido.
Em suma, a alteração no formato do umbigo de grávida é um reflexo da distensão abdominal, como já explicamos. Ou seja, é o resultado do crescimento da barriga para acomodar o bebê. Portanto embora se modifique por conta da alteração da barriga, ele pode sim voltar ao normal após o parto.
Como Henri Becquerel nomeou as partículas?
Porque é comemorado o Dia do Professor?
Qual é o plural de ônibus em inglês?
Como foi o jejum de 21 dias de Daniel?
Qual a importância do FIFO para o setor logístico?
Quantos dias após a castração pode tirar os pontos?
Qual o pior condutor de calor do mundo?
O que é conformidade e não conformidade?
Quais os 3 tipos de sistema de esgoto?
São exemplos de efeitos penais da sentença condenatória?
Quais são os principais recursos naturais da América?
O que significa adição na receita do óculos?
Quantos aerogeradores têm no Brasil?
Quanto ganha um funcionário de Cartório de Registro de Imóveis?