Quando se come rápido existe um aumento do risco de indigestão, porque a comida não é mastigada corretamente, demorando mais tempo para ser digerida pelo estômago, causando sintomas, como sensação de queimação, azia, refluxo e sensação de estômago pesado, por exemplo.
Se a saciedade toma o seu tempo até ser realmente sentida, comer rapidamente geralmente equivale a comer mais que o necessário. Solução: Marque no relógio, deve levar cerca de vinte minutos entre a primeira e a última garfada. Para evitar todos esses desconfortos, é aconselhável fazer pausas durante a refeição.
Como mostrou o médico, quanto mais mastigado o alimento, mais enzimas digestivas grudam em sua superfície e a digestão fica mais fácil e rápida; por outro lado, se a mastigação for rápida e o alimento for logo engolido, as enzimas perdem a função e o estômago fica sobrecarregado porque recebe o alimento quase inteiro.
A mastigação é uma aliada do processo digestivo e promove a quebra dos alimentos em partículas menores, enquanto a saliva umedece a comida e inicia a digestão do amido, o que acelera e torna o processo mais saudável.
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.
Ajuda na digestão e favorece a absorção de nutrientes Quando mastigamos, os alimentos são triturados e reduzidos a um tamanho adequado para serem deglutidos. A saliva também ajuda a amolecê-los.
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.
É a primeira fase da digestão e para que ela ocorra de maneira benéfica para o nosso organismo, os alimentos devem ser bem mastigados para que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas, que vão digerir esses alimentos e absorver os nutrientes de maneira saudável e eficaz pela nossa mucosa intestinal.
A má digestão pode ter como consequência uma menor absorção de nutrientes no intestino, o que causa problemas de saúde como o aumento do risco de anemia e de falta de vitaminas. Deve também ir rapidamente ao médico caso ocorram sintomas mais graves, como sangue nas fezes, fezes muito escuras e com mau cheiro ou vómito com sangue.
Maus hábitos alimentares, desequilíbrios emocionais, comer muito rápido, usar cintos apertados e fumar são também algumas das causas que levam à má digestão. Para evitar este problema, terá de colocar alguns hábitos de parte.
A maioria das pessoas já sofreu de problemas digestivos pelo menos uma vez na vida, que acabaram por se manifestar através de gases, azia, sonolência ou sensação de estômago pesado.
Sensação de estômago cheio durante a digestão, mesmo se tiver comido pouco. Fazer exercício físico cerca de 2 horas após as refeições. A maioria dos problemas digestivos não passa de um incómodo passageiro, mas se estes acontecerem diariamente ou se ocorrerem mais de oito vezes por mês]
O que significa a palavra agradei?
Quando se inicia e finaliza a ditadura militar chilena?
O que é precariedade do trabalho?
O que significa a palavra convidou?
O que é pessoas personificadas?
Por que a modernização da agricultura brasileira é considerada parcial?