No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.
Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. ... Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável.
Diferença entre o verbo haver e o verbo existir
Singular | Plural | |
---|---|---|
Verbo existir | Existe uma onça no zoo. Existia uma onça no zoo. Existiu uma onça no zoo. | Existem duas onças no zoo. Existiam duas onças no zoo. Existiram duas onças no zoo. |
O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.
O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Isso significa que, seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.
Ter, possuir, estar na posse de.
Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam).
Presente do indicativo:
O verbo haver é um verbo extremamente irregular, apresentando alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Em vários tempos verbais, o radical hav- transforma-se em houv-: houve, houvesse, houver. ... O verbo haver é usado maioritariamente como verbo impessoal, sem sujeito, com significado de existir.
A dúvida só existe quando o verbo está no pretérito ou no futuro: “No próximo concurso HAVERÁ ou HAVERÃO muitos candidatos?” O certo é “HAVERÁ muitos candidatos”. A regra não muda. É a mesma regra: esteja o verbo no presente, pretérito ou futuro. O erro mais grosseiro é o “famoso” houveram.
Qual a importância dos jogos na nossa vida cotidiana?
Como é o nome da peixinha do Nemo?
Qual a forma que os micronutrientes são absorvidos pelas plantas?
Como pode ser classificado o músculo?
Como os historiadores normalmente dividem a História da humanidade defina essa divisão?
Como os povos indígenas transmitem seus conhecimentos?
Que líquido do corpo transporta os nutrientes e o gás oxigênio até as células?
Como o sangue absorve os nutrientes?
Como os neutrinos foram postulados e descobertos?
Como um líder influencia sua equipe?
Como saber se sou clube da Lu?
Como saber se seu nome está sujo na Justiça?
Como saber se é filho de Xangô?
Como saber se vc é dependente emocional?
Como saber se sou intimidadora?
Como o iluminismo influenciou na independência da América espanhola?