Com efeito, a palavra muito pode ser interpretada como intensificadora do advérbio mais e, nesse caso, seria um advérbio, logo, invariável. Teríamos assim, «muito mais bilhetes». No entanto, muito pode, igualmente, ser associado não ao advérbio mais, mas à palavra que se lhe segue.
Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio. b) Em muitas mais coisas, o elemento muitas está ligado a coisas para avultar a maior quantidade dessas coisas.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.
MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)
A palavra “mais” tem sentido de adição, soma, comparação ou quantidade. É antônima de “menos”. Na dúvida entre mais ou mas, utilize a opção com “i” quando o interlocutor quiser passar a ideia de numeral.
22 curiosidades que você vai gostar
Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.
Mais transmite sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. No plural, pode significar também: os outros, os demais, os restantes.
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Os autores tradicionalistas aceitam apenas a forma SAUDADE. A justificativa para o uso da palavra no singular é que o substantivo é abstrato e, portanto, não enumerável. Ninguém conta “duas, três, quatro saudades”.
Quais são os aspectos físicos e naturais?
O que é a pesquisa operacional e como ela é aplicada?
O que é usar aceleração de hardware quando disponível?
Qual a principal tarefa da sociologia da educação?
Como saber qual é a fração maior?
Quais são os principais elementos de liga que aumentam a Temperabilidade dos aços?
Quanto tempo leva para emagrecer no Pilates?
Quantos tipos de floresta existem no Brasil?
Quando surgiu o registro civil no Brasil?
Qual a importância do Cerrado explique e dê exemplos?
Qual a frequência sonora do morcego?