Estima-se a hospedagem de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins trópicos. Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional.
No Cerrado, existem povos e comunidades tradicionais que há milhares de anos utilizam seus recursos, como o pequi, o babaçu e o baru, entre muitas outras árvores frutíferas, para produção de polpa, óleo, cosméticos e artesanatos para geração de renda. É o caso de indígenas, extrativistas, quilombolas, entre outros.
Além dessas riquezas ambientais, o Cerrado tem grande importância social, pois, muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, como os quilombolas, os ribeirinhos e as etnias indígenas. Nos estudos de hoje, aprenderemos mais sobre o Cerrado e a sua relação com os recursos hídricos.
Podem atuar como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. A degradação do cerrado elimina um importante parceiro da agricultura.
O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.
35 curiosidades que você vai gostar
O bioma é responsável pela produção de 40% da água no Brasil e abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul — Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias.
É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.
O Cerrado é considerado o “celeiro” brasileiro, é do bioma que sai boa parte da produção agropecuária brasileira, nesse contexto há uma grande demanda de água para suprir as necessidades de tamanha produção, cerca de 80% do consumo efetivo de recursos hídricos é destinado à produção de alimentos.
Dez frutos do cerrado com expressiva produção foram selecionados, sendo: pequi, bocaiuva, mangaba, cagaita, baru, murici, mama-cadela, buriti, araticum e guabiroba.
...
2 Frutos do cerrado2.1 Pequi. O pequi (Caryocar Brasiliense Camb.) ... 2.2 Buriti. ... 2.3 Mangaba. ... 2.4 Cagaita. ... 2.5 Araticum. ... 2.6 Guabiroba. ... 2.7 Murici. ... 2.8 Mama-cadela.
Já o cerrado guarda espécies mais resistentes. "As frutas desse bioma são mais adstringentes na boca, que é uma característica de resiliência. São espécies com forte teor medicinal", explica. Costumam ser carregadas de óleos essenciais, saponinas e alcaloides.
O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves (MMA, 2002).
— O Cerrado é a caixa d água do Brasil, pois a maior parte dos rios do país nascem aqui. Além disso, tem um regime de concentração de chuva muito marcado, que faz com que a remoção da vegetação altere a forma como a água é armazenada.
· O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco.
Por compreender nove das doze bacias hidrográficas existentes em território brasileiro, o bioma Cerrado é considerado a caixa d água do Brasil. Sua localização na porção central do país, somada à sua elevação topográfica e à grande presença de nascentes, dá a esse bioma a característica de caixa d água do Brasil.
De clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco, o bioma Cerrado tem como principal característica a ocorrência de duas estações: uma chuvosa (outubro a abril), quando caem mais de 90% das chuvas, e uma seca (maio a setembro), com ausência quase total de chuvas.
O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).
São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).
Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas, das quais 34,9% (4.208) são endêmicas¹.
O Bioma Cerrado abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares, sendo a savana mais rica em diversidade do mundo e o segundo maior Bioma do país. ... O Cerrado é marcado principalmente pelo clima tropical, com uma estiagem que se prolonga por aproximadamente cinco meses.
Dia da Caatinga: bioma exclusivo do Brasil apresenta grande potencial para o manejo sustentável.
Evite fogueiras e, caso seja inevitável, tome os devidos cuidados e tenha certeza de apagá-la totalmente ao finalizar. Respeite a paisagem, os animais e plantas. Seja gentil com os moradores locais e com outros visitantes, mesmo que eles tenham hábitos diferentes dos seus.
Existe uma importante relação entre o cerrado e as águas do Brasil, pois é esse domínio que abriga as nascentes e reservas de boa parte dos rios do país. O cerrado é um bioma e também um domínio morfoclimático localizado no território brasileiro que pertence ao grupo de vegetações savânicas existentes no mundo.
O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos. Os recursos hídricos do Cerrados geram empregos, geram riquezas, sendo que grande parte da produção agropecuária brasileira advém das atividades desenvolvidas nesse Bioma.
O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m.
Como saber se o composto é aromático?
Onde e como podemos encontrar a luz?
Como ter mais atitude com o namorado?
Como diferenciar um artigo de um numeral?
O que é preciso para trabalhar com excursões?
Quais são as características de um hipertexto?
Quais são os métodos usados na pesca?
O que causa a perda de líquido Amniotico?
Como se cadastrar para entregar encomendas?
Como salvar o currículo lattes em Word?
Quando podar jabuticabeira de vaso?
Como tirar 2 via Vivo pelo CPF?