a) É correto colocar artigo após o pronome relativo cujo (cujo o mapa, por exemplo). b) O relativo cujo expressa lugar, motivo pelo qual aparece no texto ligado ao substantivo mapa na expressão "cujo mapa". c) O pronome cujo é invariável, ou seja, não apresenta flexões de gênero e número.
Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
O pronome CUJO nunca é seguido de artigo.
Construções como “a terra cujo o herói” e “o livro cujas as páginas” são gramaticalmente incorretas.
A expressão “O caderno cujo o dono é desconhecido” está equivocada, por exemplo. Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual.
Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.
45 curiosidades que você vai gostar
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Quando QUE é pronome relativo?substitui um substantivo, evitando a sua repetição;estabelece uma relação com o substantivo que substitui;aparece após o substantivo que substitui;pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
Indica posse: 1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais.
Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
1. Do qual; dos quais; de quem. (É também pronome interrogativo pouco usado.) 2.
Significado de Cuja
substantivo feminino [Popular] Pessoa qualquer, sem identificação; dita-cuja: a cuja foi presa em flagrante. Etimologia (origem da palavra cuja). Feminino de cujo; do latim cuju; variação do adjetivo "cujus".
Significado de Cujo
pronome relativo Do qual, da qual, dos quais, das quais, de quem, de que: o marido cujo pai está doente. [Gramática] Indica posse; usado para relacionar dois substantivos, sendo que o primeiro possui uma relação (de consequência, de qualidade, de condição, de sentimento etc ) com o segundo.
Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes: O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.
Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer. Às vezes, o antecedente do pronome relativo não vem expresso.
Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo. Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: ... Eis aí a conclusão: nesse caso, o “que” atua como pronome relativo.
1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
De acordo com os manuais de estilo, o vocábulo “onde” deve ser obrigatoriamente substituído pelas formas relativas “em que”, “no qual” ou “na qual”, quando não se fizer referência a lugar físico.
Pronomes relativos em inglês são aqueles usados para ligar informações em uma frase. Alguns exemplos deles em português são “que”, “quem”, “o qual”, “cujo”… Em inglês eles também existem e têm a mesma função.
Os pronomes relativos (pronombres relativos) são aqueles que se referem a termos já mencionados e com os quais se relacionam. Esse tipo de pronome introduz uma oração subordinada adjetiva da qual faz parte.
Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: – Encontrei o garoto.
Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.
Completamente,totalmente etc.
Como usar o bicarbonato para lavar os cabelos?
Como usar a bolsa térmica gelada?
Como jogar Free Fire com controle sem o Octopus?
Como lavar roupas com bicarbonato e vinagre?
Quantos minutos e uma hora de trator?
Pode passar bicarbonato no pelo do cachorro?
Como funciona uma hélice de ventilador?
Como fazer hidratação no cabelo com creme e açúcar?
Como higienizar as folhas de verduras?
O que é sonata características?
Para que serve a laranja amarga?
O que é puericultura Ministério da Saúde?
Como funciona para hipotecar um imóvel?
Como usar o produto limpa alumínio?