É cabível a indenização por quem não sofreu direta e imediatamente o dano?

Pergunta de Gael Silva em 22-09-2022
(24 votos)


É cabível a indenização por quem não sofreu direta e imediatamente o dano?

Salienta que somente a vítima, direta ou indireta, dos danos morais é que pode ingressar com a respectiva ação de indenização. ... Não se justifica que aquele que não sofreu qualquer dano, seja direto ou indireto, venha pleitear indenização, pois não se atingiu qualquer bem jurídico, patrimonial ou moral a ele pertencente.

Quem pode ser titular do dano moral?

A pessoa jurídica – apesar de não possuir honra subjetiva (sentimentos de autoestima, dignidade e decoro) – é titular de honra objetiva e, de acordo com a Súmula 227 do STJ, pode sofrer dano moral. ...

Quem tem direito de pedir indenização no caso de morte?

A indenização em caso de morte cabe, em primeiro lugar, aos parentes mais próximos da vítima, isto é, os herdeiros, ascendentes e descendentes, o cônjuge e as pessoas diretamente atingidas pelo seu desaparecimento.



É transmissível mortis causa o direito de indenização por dano moral?

Ainda que o direito moral seja personalíssimo e por isso intransmissível , o direito de ação para buscar a indenização pela violação moral transmite-se com o falecimento do titular do direito.

Quem tem legitimidade para propor ação de danos morais?

A legitimidade para pleitear a reparação por danos morais é, em regra, do próprio ofendido, no entanto, em certas situações, são colegitimadas também aquelas pessoas que, sendo muito próximas afetivamente à vítima, são atingidas indiretamente pelo evento danoso, reconhecendo-se, em tais casos, o chamado dano moral ...

Quem tem legitimidade passiva na ação de indenização?

Em regra, a legitimidade ativa, para perquirir a reparação do dano, pertence à vítima e a legitimidade passiva, para responder pela reparação, pertence ao agressor, ou seja, ao causador do dano.



Como se caracteriza o dano moral?

O dano moral corresponde ao abalo psíquico, intelectual ou moral que uma pessoa sofre, seja ele por ataque à honra, intimidade, imagem, nome, privacidade ou até mesmo físico.

Em quais hipóteses o dano moral ocorre?

O dano moral é aquele que afeta a personalidade e, de alguma forma, ofende a moral e a dignidade da pessoa. ... O próprio fato já configura o dano. Uma das hipóteses é o dano provocado pela inserção de nome de forma indevida em cadastro de inadimplentes.

Quanto posso pedir de indenização por morte?

Levando isso em conta, pode-se extrair da jurisprudência desta Câmara que o valor médio da indenização se centra entre R$ 60.000,00 (setenta mil reais) e R$ 100.000,00 (cem mil reais).



Quem tem legitimidade para propor ação de reparação de danos?

A legitimidade para pleitear a reparação por danos morais é, em regra, do próprio ofendido, no entanto, em certas situações, são colegitimadas também aquelas pessoas que, sendo muito próximas afetivamente à vítima, são atingidas indiretamente pelo evento danoso, reconhecendo-se, em tais casos, o chamado dano moral ...

Qual a ação de indenização por danos morais?

A ação de indenização por danos morais consiste em uma reparação financeira, isto é, aquela pessoa que por qualquer razão cometer algum dano contra outra pessoa, poderá responder judicialmente e ser condenada a pagar um valor por esse dano. Dano moral trabalhista: quais situações o constituem?

Qual é o processo judicial por danos morais?

O processo judicial por danos morais é o meio necessário que uma pessoa possui para pedir uma indenização financeira pelo constrangimento sofrido. A Constituição Federal e o Código Civil Brasileiro tratam muito bem desse assunto, dando todo o embasamento legal e necessário para o processo judicial.

Como solicitar indemnização por danos morais ou patrimoniais?

O pedido de indemnização por danos morais ou patrimoniais deve ser feito no quadro do processo crime, junto da polícia ou do Ministério Público. A intenção de solicitar a indemnização deve ser manifestada até ao final da fase de inquérito.

Como calcular a indemnização por danos morais?

No caso específico de indemnização por danos morais, dada a intangibilidade anteriormente referida, que dificulta o apuramento do valor concreto associado ao dano, o seu cálculo tem por base várias tabelas, respeitantes a determinado tipo de danos – dores físicas e psíquicas, estéticos ou de afirmação pessoal.



Outras questões

Como inovar na área da beleza?

Como os átomos se ligam entre si?

Como pagar o estacionamento do shopping?

Onde posso pagar fatura Marisa?

Como pagar Quero-quero?

Como adicionar CTB no ZWCAD?

Como preservar a cultura e a identidade?

O que podemos fazer para promover os Direitos Humanos?

Quais fatores históricos sociais e econômicos explicam o aumento populacional e de automóveis das grandes cidades?

Como realizar uma pesquisa quali-quantitativa?

Como podemos reciclar ou reutilizar sacolas plásticas?

O que é produzir lixo?

O que é uma produção de conhecimento?

Quais as formas de participação popular você conhece?

Como fazer mudas da begônia maculata?

Como elaborar uma síntese exemplos?

Como saber quantas dezenas Tem em um número?

Como podemos começar a filosofar?

Quando pedir desculpas?

Como eu posso mostrar que eu amo a Deus?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com