Pelo aspecto metabólico, treinar à noite tende a ser mais vantajoso para quem busca ganho de massa. Nesse momento, os músculos ainda estão aquecidos e você tem maior nível de força do que pela manhã, o que permite levantar cargas maiores.
Exercício de manhã aumenta o metabolismo
A melhor hora para praticar esportes pela manhã é entre 6 e 8 horas. Este é o momento em que o cortisol (hormônio do estresse) atinge seu nível mais alto. Este último aumenta o metabolismo de carboidratos e gorduras, transformando-os em energia gasta durante o esporte.
Segundo diversos estudos, exercícios moderados contribuem para o sono. No entanto, fazer algo mais intenso, como o treino HIIT menos de uma hora antes da hora de dormir pode não ser uma boa ideia. Isso porque afeta negativamente a eficiência do sono e faz com que você acorde mais vezes durante a noite.
“O recomendado é praticar exercícios durante o dia ou até três horas antes de se deitar. Caso a pessoa possa dormir até mais tarde, ou seja, cumprindo o período estipulado para que o corpo execute suas funções, ela pode malhar de madrugada sem problemas.
Na verdade, muito exercício perto da hora de dormir interfere no fluxo de nosso sono, impedindo que sua função reparadora seja bem executada. O corpo não consegue se manter na fase de sono conhecida como REM – sigla para movimento rápido dos olhos, em inglês.
15 curiosidades que você vai gostar
A compreensão do funcionamento do organismo que se mexe resultou, agora, em uma novíssima e detalhada certeza: qual hora do dia é a mais adequada para a malhação? Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.
Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.
Os especialistas na área da cronobiologia explicam que, para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, o ideal é treinar no final do dia. Neste horário, a percepção da exaustão é menor, ou seja, a gente consegue “pegar mais pesado”. A manhã é mais propícia para exercícios que exijam equilíbrio e acuidade mental.
Mas, de acordo com um novo estudo, malhar pela manhã pode ser melhor para quem busca emagrecer. Uma análise feita pela Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício matinal pode ser mais eficaz para a perda de peso em comparação ao treino pelo tarde ou noite.
Pelo aspecto metabólico, treinar à noite tende a ser mais vantajoso para quem busca ganho de massa. Nesse momento, os músculos ainda estão aquecidos e você tem maior nível de força do que pela manhã, o que permite levantar cargas maiores.
O treino pela manhã estimula mais o metabolismo do corpo do que os treinos à tarde ou à noite. Por sua vez, são queimadas calorias extra, uma vez que os efeitos da atividade física são mais fortes durante o dia do que à noite.
Confira os benefícios do exercícios pela manhã!
...
1 - Endorfina. Durante o treino, é normal a liberação de hormônios. ... 2 - Disposição. A liberação de endorfina vem acompanhada do aumento da disposição. ... 3 - Concentração. ... 4 - Melhora a autoestima. ... 5 - Bom-humor. ... 6 - Sono. ... 7 - Alivia o estresse. ... 8 - Encontre o exercício ideal.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde estipula que, para manter-se saudável, um adulto deve praticar, por semana, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos. Mas são apenas parâmetros. A ideia é que as pessoas se movimentem mais no dia a dia.
Não é recomendável que você treine mais de uma vez por dia os mesmos músculos, uma vez que o descanso é essencial para a recupeção e desenvolvimento muscular, mas você pode fazer atividades diferentes.
Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.
O treino dividido deve utilizar dois exercícios por grupo muscular (três apenas para alguns grupos musculares), duas a três séries pesadas por exercício, e a freqüência semanal de treino para cada grupo muscular deve ser de uma a duas sessões.
Em geral, para pessoas saudáveis em busca de perder peso ou melhorar a forma física, treinar pela manhã não traz problema algum.
“O exercício durante o jejum aumenta a lipólise (quebra de gordura) no tecido adiposo, ao mesmo tempo que estimula a oxidação da gordura periférica, resultando em maior utilização da gordura como fonte de energia e perda de peso.
Treinar em jejum pode significar perda de energia e, consequentemente, queda no rendimento. Durante o treinamento físico, nosso organismo necessita de glicose para realizar os movimentos exigidos pelo exercício físico e ela é proveniente dos carboidratos.
Um estudo recente sugere que realizar 5 séries por semana, para cada grupo muscular, é o suficiente para hipertrofia e força, com ganhos ótimos. Pesquisadores brasileiros em parceria com europeus, realizaram um estudo com 40 jovens do sexo masculino, com pelo menos 3 anos de treinamento resistido.
De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.
Para desenvolver resistência e definição muscular é indicado que se realize exercícios cumulativos para cada grupo muscular, com pelo menos mais de 1 exercício para cada grupo muscular grande, com 20 a 30 repetições por série e um descanso de 30 segundos a 1 min e uma carga inferior da 70% da máxima.
8 dicas para ganhar massa muscular mais rápidoFazer cada exercício de forma lenta. ... Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ... Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ... Ter uma alimentação rica em proteínas. ... Treinar de forma intensa. ... Trocar de treino de forma regular.
Para ganhar massa muscular é preciso que o plano de treino de 20 minutos seja realizado pelo menos 2 vezes por semana de forma intensa, pois assim é possível trabalhar vários grupos musculares e favorecer o ganho de massa muscular.
Como publicar um post Carrossel?
Como editar uma viewport existente?
O que é nome de usuário Facebook?
Como os indígenas estão enfrentando o Covid 19?
Quantas horas o macaco dorme por dia?
Como proceder em um depoimento na delegacia?
Como enviar a minha localização?
O que é aquela coisa amarela que aparece depois de um certo tempo no local onde machucamos?
Como executar o PowerShell no cmd?
Como mudar o teclado de ABNT para ABNT2?
Como os ionóforos modificam o gradiente de concentração iônica?
Como podemos colaborar para manter o equilíbrio ecológico?
Como descobrir o número de apólice de seguro?
Como saber a conta e agência no cartão da Caixa?
Onde o psicanalista pode trabalhar?
Como migrar do Vivo Controle para o pré pago?
Como saber número da conta Santander sem o cartão?
Como mudar a textura de um jogo?