O melhor método é usar o alongamento como uma arma preventiva. “Uma programação diária, sobretudo focada em regiões específicas (costas, pescoço, coluna lombar), pode ser uma boa opção para prevenir a dor, liberar tensões, relaxar os músculos e melhorar a flexibilidade de uma maneira geral.
Alongue-se no mínimo três vezes por semana “Separe apenas 15 minutos para executá-los”, diz o professor. Para ganhos de flexibilidade, o preparador físico Ale orienta estar com o corpo aquecido: “Dessa forma, aumenta-se a viscosidade entre as articulações e a pessoa consegue melhores resultados”, explica.
Melhora na postura, aumento da flexibilidade, alívio de dores, prevenção de lesões, melhora na circulação e até mesmo diminuição do estresse são alguns dos benefícios da prática.
* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida.
Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.
Benefícios do alongamento
Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.
Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.
De acordo com o fisiologista do esporte, Paulo Correia, não existe "receita" para o alongamento, e sim evolução. "Se a sua flexibilidade é ruim, você deve se alongar todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados", ressalta o especialista.
O alongamento é uma prática necessária e recomendada para todo mundo, desde os sedentários aos atletas, uma vez que seu função se dá ao melhorar a flexibilidade. Mesmo que você não vá fazer exercícios físicos em seguida, você deve se alongar, para diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da própria rotina.
Ele afirma que se as pessoas tivessem o hábito de se alongar, ele teria menos pacientes. “É muito comum eu receber pacientes que foram fazer uma corrida ou uma simples caminhada e começaram a sentir dor cervical, dor na lombar, no quadril, no joelho.
Ao realizar o alongamento, o seu tecido conjuntivo e fáscia dos músculos mais elásticos, permitindo que as articulações tenham uma maior amplitude e menor resistência ao movimento que será feito no dia a dia ou na academia. O estresse do dia a dia faz com que nossos músculos fiquem tensos, causando dores nas costas, no ombro e no pescoço.
Quanto tempo leva para aspirar uma piscina?
Como foi feito Luke Skywalker em mandalorian?
Quais são as partes da potenciação?
Quanto tempo a comida faz efeito?
Qual o nome do peixe que se come cru?
Quem tem Cadastro Único tem desconto na conta de luz?
O que acontece quando o embrião não é visualizado?
Como transformar uma TV em Smart TV?
Quem é o recordista brasileiro dos 100 metros rasos?
Quem é o destinatário resposta?
Quais os sintomas de crise emocional?
Quais são os tipos de desenhos que existem?
Quanto paga de imposto representante comercial?
Qual o genótipo mais perigoso da hepatite C?
Quanto é que vale uma caloria?
O que são os jogos escolares da Juventude?
Quais foram os últimos resultados da balança comercial brasileira?