100% aproveitável. E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer.
De suco a calmante, o maracujá é sucesso nacional. Mas comer a fruta assim, pura, não é para qualquer um. Entretanto, se até agora o problema era aquele “azedinho” da polpa, a Embrapa acaba de lançar uma novidade: a cultivar BRS Mel do Cerrado, que faz jus ao nome.
O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.
Muitos dos benefícios a seguir estão na casca ou entrecasca do alimento, que normalmente é consumida em forma de farinha.
Você já deve saber que o maracujá é um ótimo alimento para aliviar o estresse e ajudar na hora do sono. Cheia de propriedades calmantes, que colaboraram para o relaxamento do sistema nervoso, e sedativas, que auxiliam no combate à ansiedade, irritabilidade e insônia, a fruta pode ser consumida na forma de suco ou chá.
Ela pode ser consumida com frutas, na vitamina ou em sucos. Para a geleia, você só precisa de água, açúcar, suco de maracujá e as próprias cascas. Leve-as na panela de pressão com água e cozinhe por 30 minutos. Depois é só aproveitar a parte branca da casca e batê-la no liquidificador com o suco de maracujá.
Use a polpa de maracujá para incrementar saladas. Caso o seu objetivo seja usar o maracujá de forma mais prática, uma boa dica é usar a polpa in natura para temperar saladas e, assim, dar um toque adocicado às folhas e legumes.
Tente usar a casca como adubo. Se não terminar de comer todo o maracujá, coloque a polpa em um pote pequeno e enrole em um plástico para que continue fresca. Você também pode passar o plástico na metade do maracujá que você não comeu e colocar na geladeira. Experimente fazer suco de maracujá.
O maracujá vem da videira do maracujá, uma trepadeira com flores espetaculares. Pensa-se que os missionários cristãos deram nome à videira quando observaram que partes das flores se assemelhavam aos ensinamentos cristãos sobre a ressurreição de Cristo.
Facas serradas funcionam melhor ao cortar a casca grossa do maracujá. Tente deixar escapar o mínimo possível do suco (porque ele é delicioso). Saiba o que é bom comer e o que você deve evitar. Você vai ver que a polpa laranja é separada da pele branca.
O maracujá pode ser visto como uma das frutas mais deliciosas da face da Terra. O que o deixa ainda mais legal é que ele vem no próprio pote natural, permitindo que você o leve em uma caminhada, no trabalho, ou apenas ande com ele pela casa até que tenha vontade de comer alguma coisa (lembre-se apenas de ter uma faca ou algo do tipo em mãos).
Quantos metros tem 1 kg de fio?
Quando ocorreu a urbanização no Brasil?
Quanto tempo dura um ovo de galinha?
Quanto tempo dura uma drenagem linfática na barriga?
Qual a diferença entre cérebro e telencéfalo?
Qual fazer primeiro hidratação nutrição ou reconstrução?
Qual é o país mais urbanizado da América Latina?
Como tirar corante Tupy da roupa?
Como calcular o 1-3 de um valor?
Quais são as 4 funções administrativas da teoria clássica e neoclássica?
Como saber quantos threads tem meu processador?
Para que serve o xarope expec?