Ouça em voz altaPausarResposta: Desde de 2350 A.C. Explicação: O texto mais antigo encontrado e que retrata a cobrança de tributos na antiguidade é uma placa de 2350 A.C., escrita cuneiforme, que descreve as reformas empreendidas pelo rei Urukagina na cidade-estado de Lagash, localizada na antiga Suméria, entre os rios Tigre e Eufrates.
Ouça em voz altaPausarComo explanado acima, a primeira forma de tributação no Brasil, de forma não escrita e nem declarada, foi a exploração de pau-brasil e outras riquezas do solo brasileiro na chegada dos portugueses, no ano de 1500, que, de certo ponto de vista, é um tributo à monarquia portuguesa daquela época.
Ouça em voz altaPausarNo Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.
Ouça em voz altaPausarA cobrança de impostos era usada como forma para fortalecer seus exércitos e conquistar mais terras. Os principais impostos cobrados eram sobre a importação de mercadorias (“portorium”) e sobre o consumo geral de qualquer bem (“macelum”).
Ouça em voz altaPausarO que é Tributo: Com origem no termo em latim tributum, a palavra tributo remete para alguma coisa que é concedida ou rendida por obrigação, hábito ou necessidade. Em alguns casos, tributo era o nome dado ao valor pago por um estado a outro, como sinal da sua dependência.
Ouça em voz altaPausarPor isso afirmam que o imposto nasceu em Roma já que normalmente pagavam se os tributos sobre a cobrança de importações de mercadorias e pelo consumo geral de qualquer bem. Na Idade Média, os tributos eram cobrados como se fossem obrigações ou dádivas dos servos para os seus senhores.
Impostos ou Tributos. Compartilhar no Whatsapp. Por Edson Canal Girardi. Imposto (ou tributo) é uma carga financeira ou outra taxa (por exemplo, um serviço prestado) imposta a um indivíduo ou uma entidade por um Estado ou alguma associação equivalente (um movimento revolucionário).
No Brasil, o Código Tributário Nacional diz, no seu art. 3º que tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Os demais impostos sob a venda são o PIS e o COFINS, que têm as alíquotas fixas de 0,65% e 3,00%, respectivamente, sobre grande parcela dos produtos dos supermercados. Já o IRPJ e a contribuição social são resultados de uma fórmula fixa e estipulada segundo leis federais.
As receitas per capita de impostos cresceram quase seis vezes ao longo do século XVIII. Na primeira metade do século XX, Gaston Jèze definiu o imposto da seguinte forma: O imposto é uma prestação pecuniária para as pessoas, exigido pela autoridade devida, de modo permanente e sem remuneração por tal, para cobrir uma função pública necessária.
O que diz o artigo 135 do CPB?
Qual é a primeira língua dos surdos?
Qual é a idade de Marília Mendonça?
Porque existe pobreza menstrual?
O que fazer com uma veia estourada?
Como a Rainha Elizabeth conheceu o marido?
Qual o risco do ganho de peso excessivo durante a gestação?
Quando sai o aumento do salário mínimo 2022?
Como separar as palavras em letras e sílabas?
Como baixar o cartão do SUS Digital?
O que acontece se tirar toda tireoide?
Qual a diferença entre o desquite e o divórcio?
Quanto de RAM precisa para jogar GTA 4?
Qual é o verbo regular e irregular?
Pode reapresentar cheque motivo 33?
Qual a melhor posição para dormir com dor na coluna cervical?