As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas. As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados.
Além da minhoca: 8 animais que vivem embaixo da terra
A fauna de solo contribui com a incorporação de matéria orgânica; aumento do número de raízes, controle de organismos indesejáveis e estimula o desenvolvimento de micróbios. A microfauna altera a quantidade de nutrientes e regula as populações de bactérias e fungos, interagem com microflora, podendo alterar o solo.
Minhoca
Minhoca: a produtora de adubo natural A minhoca é um dos animais que vivem debaixo da terra conhecido por todos. Esse bichinho tem um corpo cilíndrico, cheio de anéis e cerdas, que ajudam a locomoção. O formato ajuda a cavar túneis, que circulam melhor o oxigênio e retêm água.
As marmotas são mamíferos conhecidos por cavarem buracos, e podem remover até 318 kg de solo de um local.
Para saber mais sobre alguns desses animais aéreos e ver suas fotos, nas seções a seguir mostramos 10 aves e insetos que voam.
Os resultados sugerem que 70% das bactérias e arqueas (seres vivos semelhantes morfologicamente às bactérias) que existem hoje no planeta estejam no subsolo. A hipótese é de esses organismos tenham se movido muito pouco, despendendo menos energia do que se supunha, durante toda sua vida.
As plantas nutrem os solos e ajudam a produzir alimentos e água. Suas folhas servem como adubos para a terra e tornam a natureza rica e viva. Além disso, as árvores servem como uma proteção natural para a Terra e influenciam nos ciclos de chuvas que garantem água para o consumo humano.
As minhocas eram definidas por Aristóteles como "arados da terra", em razão dos túneis e galerias que formam no solo em busca de abrigo e alimento - hábito este que proporciona uma grande vantagem a ele, facilitando a aeração e irrigação – inclusive aos mais compactados.
Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo não são visíveis a olho nu, mas há outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo é a minhoca. Ela vive em solo úmido, como é, geralmente, o solo fértil que serve como canteiro (de horta ou jardim).
Diferentes bichos vivem sob a terra, onde fazem esconderijos, se alimentam e se reproduzem Algumas espécies de animais terrestres têm características físicas adaptadas para ambientes subterrâneos e cavam os próprios buracos para se defender de predadores - pois, em geral, são pequenas.
As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas.
Além disso, a fauna de solo presta vários tipos de serviços ambientais, como ciclagem de nutrientes, influenciando na dinâmica da decomposição de matéria orgânica, sequestro de carbono, produção de alimentos e fármacos, controle de erosão de solo, disponibilidade de água no solo, etc.
Qual o melhor horário para tomar óleo mineral?
Como calcular chance de classificação?
Como é composta uma banca examinadora de TCC?
Quais as diferenças entre as leis naturais e as leis humanas?
Quais os 3 pilares da teoria geral do processo?
Qual é a diferença entre Movimentação mecânica e automatizada?
Quais os benefícios da canela em pó?
O que o sedentarismo pode significar nos dias atuais?
Porque as abelhas procuram a luz?
Como abaixar a pressão urgente?
Qual a fruta mais forte de One Piece?
Para que serve o selador antes da pintura?