Primeiro, consulte o guia médico no site www.hapvida.com.br e veja qual a rede de atendimento disponível para o seu plano. Verifique também as suas carências contratuais. Os procedimentos só podem ser realizados após concluído o tempo de carência.
Para sanar dúvidas, basta acionar a Hapvida telefone de contato com o consumidor. Assim, basta assinar o Aditivo de Compra de Carência, com valor determinado pela operadora.
As operadoras costumam marcar essa condição na própria carteirinha do plano, com a sigla “CPT” – Cobertura Parcial Temporária -, seguida da data em que a cobertura expira. No entanto, pode o usuário acordar com a operadora que essa carência não exista, mas nesse caso, o cliente deverá pagar um adicional.
Carência Hapvida individual
Consultas, Exames, Eletrocardiograma: 30 dias. Odontologia: 60 dias. Sessões multidisciplinares: 90 dias. Cirurgias e Internações: 180 dias.
Decorridos dez dias da entrega da notificação de atraso ao cliente, caso o mesmo não regularize o pagamento da(s) mensalidade(s) em atraso, o contrato será cancelado por inadimplência pelo sistema Hapvida.
30 curiosidades que você vai gostar
Em outras palavras, o plano só pode ser cancelado por falta de pagamento se estiver em atraso por mais de 60 dias no último ano, desde que o responsável seja alertado até o 50º dia desse atraso. Essa ação tem por finalidade dar a chance de o cliente quitar o débito, mantendo os serviços do convênio.
Lembre que o atraso pode ser consecutivo ou adicional em até 12 meses. Ao passar o prazo, haverá cancelamento do plano de saúde; Na situação em que a operadora suspender ou cancelar o plano de saúde sem aviso prévio, entre em contato com a operadora ou com a ANS.
A Hapvida disponibiliza a coparticipação para o plano de saúde empresarial. Ela consiste em mensalidades mais baratas para o usuário, desde que ele pague a parte dos procedimentos médicos realizados naquele mês. A taxa da operadora pode variar entre 20% e 50% sobre o valor das consultas e exames.
No entanto, a carência para parto é de 300 dias, ou seja, 10 meses.
Como funciona a carência nos planos de saúde? De uma forma simplificada, a carência de planos de saúde é o período durante o qual o beneficiário ainda não pode utilizar os serviços contratados, como consultas, exames e cirurgias, por exemplo.
Sim, é possível fazer a compra de carência do plano de saúde para ser atendido em um prazo menor ou ter carência zero. Nesse caso, é necessário pagar um valor a mais chamado agravo, que é um valor a mais na mensalidade do convênio médico por um determinado período.
É o período previsto em contrato no qual é paga a mensalidade mas ainda não se tem acesso a determinadas coberturas previstas. A operadora pode estabelecer o prazo de carência em razão da necessidade de fazer uma reserva para garantir os atendimentos desde que sejam dentro dos limites da lei.
Sim, desde que haja uma situação de urgência ou emergência. Caso o consumidor, em meio ao contrato, seja surpreendido por uma situação grave, é possível quebrar a carência e exigir que o plano de saúde cubra integralmente todos os procedimentos necessários.
As consultas eletivas são aquelas agendadas com o médico de sua preferência, com antecedência. É indicado ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de sangue e/ou urina e diagnosticar doenças assintomáticas.
Como sei se tenho cobertura para atendimento pela ABRAMGE? Antes de buscar atendimento, é necessário verificar, junto ao seu plano de saúde, se seu contrato contempla essa cobertura. Para isso, é só entrar em contato com os canais de atendimento Hapvida.
Carência de 180 dias para:
Tomografia computadorizada; Ressonância magnética; Exames ultrassonográficos com Doppler; Exames de ultrassonografia (morfológico fetal, próstata trans retal com biopsia).
ATENÇÃO: Atualmente NÃO é comercializado nenhum plano com carência ZERO para parto no Brasil. A carência padrão para parto é de 300 dias, cerca de 10 meses.
Nesse sentido, sabemos que a gestação dura cerca de 280 dias, que são 40 semanas ou 10 meses lunares. Desta forma, se dividirmos 280 por 30 (para converter em meses) teremos 9,3 meses.
Na Hapvida, sua carência é igual a dos outros planos. Para os casos de urgência e emergência, a carência é de 24h após a assinatura do contrato. Para consultas médicas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais, é necessário esperar 1 mês para começar a usar essas vantagens.
O que é coparticipação? De acordo com a Agência Nacional de saúde Suplementar (ANS), coparticipação é o valor que o beneficiário de um plano de saúde paga para a operadora depois de realizar um procedimento, como consultas e exames. Por isso, o plano de saúde com coparticipação são mais baratos do que os convencionais.
Na enfermaria, os períodos são fixos e restritos, para que a aglomeração de pessoas não se torne incômoda. Além disso, os indivíduos internados costumam contar com o direito a acompanhante. Contudo, é necessário que o paciente tenha menos de 18 anos, ou maior de 60 anos.
O atraso no pagamento da mensalidade por período superior a 60 dias (consecutivos ou não) nos últimos doze meses de vigência do contrato, e desde que o titular tenha sido notificado até o 50º dia de inadimplência, implica na suspensão do atendimento e rescisão contratual.
Para não perder um tempão no telefone, a opção mais prática é acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e conferir o status do seu plano. A cerca de dois anos, o site disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que permite saber um panorama geral do plano e da operadora.
Mais simples e rápido, é possível consultar as informações da operadora pelo seu número de registro. Ou, caso não tenha, basta pesquisar pelo nome do plano na aba ao lado “Por Plano” e preencher as informações solicitadas: nome do plano, comercialização, tipo de contrato, cobertura e abrangência.