Ele pode ser visto por quase todo o planeta Terra, sendo visível em todo o hemisfério Sul e praticamente todo o hemisfério Norte, com exceção de observadores que estejam muito próximos do polo norte. As oposições de Saturno acontecem a cada 378 dias aproximadamente.
Use um telescópio. Embora Saturno seja visível a olho nu, seria uma lástima encontrá-lo e não ser capaz de apreciar seus anéis característicos, visíveis com qualquer telescópio básico. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes.
Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.
Telescópio Refletor
Telescópio Refletor de 60 milímetros Apontando a objetiva para Saturno já é possível ver Titã, seu principal satélite, embora o planeta apareça bem pequeno e se assemelhe a uma micro miniatura.
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... Mercúrio, o mais próximo, é o oitavo em tamanho do sistema solar.
Não é o planeta mais fácil de achar em um céu noturno repleto de estrelas bonitas. Porém, aprender sobre a órbita de Saturno irá ajudá-lo a encontrar boas condições visuais e a antecipar sua posição, tornando a localização do planeta uma tarefa bem mais fácil. Veja o passo 1 para maiores informações.
Saturno: tal planeta é um ponto pequeno e branco-amarelado. Entende com a luz afeta o céu. Em uma área rural, por exemplo, é muito mais fácil ver os corpos celestes. Se estiver na cidade, a poluição luminosa vai impedir bastante a visualização. A dica é tentar encontrar um local distante das luzes dos prédios.
Quando você já tiver uma boa noção da trajetória de Saturno, precisará primeiramente encontrar uma constelação para usar como ponto focal, do qual começar a procura. Basicamente, você precisará se familiarizar com essa constelação mais próxima e usar um mapa estelar para descobrir a posição exata de Saturno, de forma a saber onde procurar.
Basicamente, você precisará se familiarizar com essa constelação mais próxima e usar um mapa estelar para descobrir a posição exata de Saturno, de forma a saber onde procurar. Em 2014, essa constelação será Libra, enquanto que em Janeiro de 2016 o planeta estará diretamente ao norte da estrela Antares da constelação de Escorpião.