Desde a última terça-feira (14/11) está disponível na internet o link para consulta da posição de espera de pacientes na fila no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), o paciente pode verificar sua posição na fila e a previsão de quando será atendido.
Os de média e alta complexidade, como transplantes, são agendados através do Sistema Estadual de Regulação (SER), do governo estadual. Para alguns procedimentos, a espera pode ser superior a 100 dias. A pessoa precisará retornar para mais um atendimento.
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), que já estão disponíveis o portal e o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, iniciativa que vai interligar as informações de saúde dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.
O menu “Consulta Geral” tem a função de propiciar ao solicitante/operador consultas sobre um determinado Cartão SUS, quais as unidades, profissionais e operadores cadastrados no SISREG, e consultar o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS - SIGTAP.
Até este ponto, o atendimento e a regulação são realizados em nível municipal, que é pelo Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg). De posse do exame histopatológico e do encaminhamento médico, a solicitação de atendimento nas especialidades oncológicas é inserida no Sistema Estadual de Regulação (SER).
FILA DE ESPERA DO SUS. REQUISITOS PRESENTES. Presentes os requisitos necessários para a concessão da tutela de urgência, defere-se o requerimento para a realização de cirurgia oftalmológica, que é comumente realizada pelo SUS, em paciente que aguarda há 3 (três) anos em fila de espera. Recurso conhecido mas não provido.
Na fila de especialidades do SUS existe uma lógica parecida. No entanto, em vez de emergência, a classificação trabalha com critérios de risco, divididos em: Um paciente que tem histórico de AVC, por exemplo, tem prioridade para consultar com o neurologista, com altíssimo risco.
Se tiver dificuldade ou não souber como usar o computador, dá para fazer isso no posto mais próximo também. Como as filas são organizadas pelas Regionais de Saúde, cada cidade possui uma plataforma própria. Se você vive em Santa Catarina, por exemplo, não vai encontrar seus dados no site do Rio de Janeiro, por exemplo.
Como entender mensagens do Universo?
Como sei que o material foi esterilizado?
Como pegar a carteirinha definitiva de pesca?
Como educar os filhos e impor limites?
Como saber se um nódulo é maligno ou benigno?
Como usar seu Wi-Fi a quilômetros de distância?
Como saber o valor do primeiro emplacamento?
Como mandar mensagem para um virginiano?
Como jogar LoL em um PC fraco?
Como funciona a pontuação do Uber?
Como faço para pagar conta digital da Vivo?
Como funciona o martelo rompedor?
Como consultar veículo só com a placa?
Quais são os seis caminhos da dor?
Como capturar uma ligação de outro ramal?