É possível, no entanto, vencer a vergonha, e estas são 5 maneiras de tentar ser bem-sucedido nessa empreitada.
Apesar de nossos medos e inseguranças, devemos procurar ajuda sempre que acreditarmos ser necessário....5 passos para superar a vergonha de pedir ajuda
A vergonha, segundo pesquisadores, tem alguns sintomas psicológicos. E, em casos severos de vergonha, a pessoa pode desencadear quadros psicopatológicos, tais como depressão, ansiedade e transtornos do estresse pós- traumático.
Sentir vergonha é ter medo de romper vínculos, medo de que algo que fizemos ou deixamos de fazer nos torne indignos de nos relacionarmos com outras pessoas. Por isso, vergonha é o sentimento intensamente doloroso ou a experiência de acreditar que somos defeituosos e, portanto, indignos de amor e aceitação.
10 inspirações para ter mais coragem. A força está dentro de você.
Para vencer a vergonha é necessário entender como ela surge. Mantenha uma atitude de observação em relação a si mesmo. Se for necessário, leve consigo um caderninho para anotar tudo o que conseguir observar dentro de si. O que queremos aqui é detectar quais são exatamente as situações em que a vergonha aparece.
Portanto, sentir essa emoção implica uma falta de respeito e tolerância a si mesmo e, portanto, uma baixa autoestima como resultado de estar em segundo plano. A vergonha envolve a pessoa em um filtro negativo e de autodepreciação, a partir do qual a pessoa se percebe como frágil e fraca, ao mesmo tempo em que se irrita com isso.
A vergonha envolve a pessoa em um filtro negativo e de autodepreciação, a partir do qual a pessoa se percebe como frágil e fraca, ao mesmo tempo em que se irrita com isso. Assim, ter vergonha é não se sentir confortável na própria pele, é não se reconhecer e recorrer ao caminho da desconfirmação de maneira progressiva.
A vergonha, no entanto, é muito mais que a simples timidez. Ela diz respeito, sobretudo, a um sentimento de indignidade pessoal. É uma certa convicção de que a pessoa não é merecedora de muito. Nesse contexto, vencer a vergonha enraizada não é nada simples.