Nas águas de superfície dos oceanos a salinidade média varia de 33 a 37, mas nas regiões costeiras a variação pode ser entre 28 até 40 ou mais. Água salobra tem salinidade menor que 25 enquanto águas hipersalinas são maiores do que 40.
A salinidade média do oceano aberto é 35 com variação entre os valores de 31 e 37, sendo que estes desvios ocorrem na superfície devido à evaporação, precipitação, degelo, aporte continental e mistura de massas de água. As regiões costeiras apresentam valores entre 32 e 35.
Salinidade (do latim: salinitas) é uma medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais, como sejam um oceano, um lago, um estuário ou um aquífero. A forma mais simples de descrever a salinidade é como a relação entre o conteúdo de sais dissolvidos em uma dada quantidade de água.
A salinidade mede a quantidade de sais dissolvidos nas águas dos lagos e reservatórios. Enquanto nas águas salobras a unidade de medida da Salinidade é o ppm ou "partes por milhão", nas águas doces, uma unidade usual é o ppb (partes por bilhão) ou mesmo o ppt ou "partes por trilhão".
Nas águas profundas, abaixo de 4.000 m, a salinidade é relativamente uniforme entre 34,6 e 34,9 em todos os oceanos. Como a temperatura das águas profundas varia também entre estreitos limites (-0,9 e 2ºC) pode-se dizer que o ambiente da água profunda é quase perfeitamente uniforme.
45 curiosidades que você vai gostar
Distribuição geográfica de salinidade no oceano
A salinidade das águas superficiais do oceano depende da relação entre o balanço de evaporação e precipitação. Em oceano aberto, os máximos de salinidade são encontrados nas regiões dos ventos alísios, onde a evaporação é máxima.
Água com alta concentração em sais dissolvidos, e que ocorre em ambientes hídricos marinhos. Utiliza-se, geralmente, por contraposição a água doce. A salinidade média da água do mar é 35‰.
O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. ... Quanto maior for a eficiência do sistema de irrigação, menor será a lâmina de água aplicada e, como consequência, menor será a quantidade de sal conduzida para a área irrigada, bem como o volume de água percolado e drenado.
As mudanças no uso da terra, as variações sazonais em nosso clima e mudanças de longo prazo no clima podem afetar a água superficial, as águas subterrâneas, os fluxos entre elas e as quantidades de sal que elas contêm. O termo “salinidade” refere-se às concentrações de sais em água ou em solos.
Faz mal passar condicionador antes do shampoo?
Para que serve o silicone preto?
Quais linhas de banho e Pós-banho terão novas embalagens?
O que acontece quando a vitamina D está baixa?
Pode tomar dois antibióticos no mesmo horário?
O que é bom para afinar o rosto?
Qual o modelo de desenvolvimento do capitalismo?
Quem diz ela o currículo oculto?
Qual é a doença que faz o gato emagrecer?
Qual é a importância do isolamento social?
Quais marcas de suplementos foram reprovadas pela Anvisa?
Como foi o fim de Lampião e Maria Bonita?
Como deixar a roupa mais branca com bicarbonato e vinagre?
Quantas Copinhas o Palmeiras tem?
O que são epítopos e como podem ser classificados?
O que é ter efeito vinculante?
O quê lanchar à tarde para quem malha?
O que é estratégia e qual a importância da estratégia para as empresas?