O que é a chave aleatória do Pix? Como o nome já diz, a chave aleatória é um código gerado aleatoriamente pelo Banco Central, composto por letras e números e que permite ao usuário receber transferências de terceiros, sem precisar fornecer dados pessoais como e-mail, CPF ou telefone.
A chave PIX é a forma de identificar sua conta e substitui diretamente o uso de informações como agência, conta ou CPF, que são necessários para que seja possível realizar uma transferência através do TED.
O QR Code Pix é uma imagem gráfica que armazena os dados da conta do recebedor, assim como as chaves. Porém, o código precisa ser lido por uma câmera de celular. Além disso, nessa opção, fica à critério do recebedor definir o valor da transação ou deixar em aberto para que o pagador insira.
Há um limite máximo de cinco chaves por conta (ou 20, para PJs): você pode cadastrar mais de uma chave em uma mesma conta, mas esse é o limite. No entanto, como existem as chaves aleatórias (que são geradas automaticamente pelo sistema Pix), elas não se esgotam e podem ser registradas em várias instituições diferentes.
Se a solicitação for feita entre 9 e 18 horas em dias úteis, horário de comunicação com o sistema do Banco Central, o cadastro geralmente leva alguns minutos. Caso seja feito entre 18h01 e 8h59 ou em finais de semana e feriados, é preciso aguardar o horário de funcionamento do sistema para a chave ser cadastrada.
O usuário do PIX pode fazer o cancelamento de uma das chaves do PIX quando quiser, visto que ela é considerada como o RG bancário de cada pessoa. Além disso, o usuário pode cadastrar seu CPF, porque esse documento não muda em nenhuma circunstância.
Para fazer o cadastro da chave e passar a usar o Pix, basta procurar pela seção “Pix” dentro do app ou internet banking do seu banco. Todas as instituições financeiras participantes são obrigadas, pelo regulamento do BC, a mostrar a nova opção no menu de suas plataformas.
O especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, diz que, apesar de poder escolher entre e-mail, número de telefone e CPF, o dado mais confiável para cadastramento da chave PIX é o CPF. "O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa.
6. Transferir Pix pela Caixa
Outra novidade são as chaves do Pix: elas são “apelidos” que poderão ser registrados em uma conta. As chaves do Pix podem ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória (uma código gerado pelo sistema).
O registro das chaves do Pix poderá ser feito pelos canais digitais (aplicativo ou internet banking) das instituições financeiras onde os usuários têm uma conta aberta. É importante dizer: será possível registrar todas as chaves em uma mesma instituição ou em instituições diferentes. Essa é uma escolha do usuário.
Como funcionam as chaves de endereçamento? Para usar as chaves Pix, basta procurar o recurso no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento e cadastrar as chaves que deseja usar para receber um Pix.
Ao selecionar o número do celular, o usuário recebe uma mensagem que chega via SMS com um código que deve ser informado dentro do app do banco”, diz o representante da ABFintechs. Além disso, ele explica que toda transação do Pix vai exigir uma senha antes de ser efetuada.
Como funciona o processo seletivo FIES?
Como funciona a venda de 30 dias de férias?
Qual o significado do número 1 na fração?
Como funciona o programa de pontos Mastercard surpreenda?
Quais são as fases do processo de cicatrização?
O que é o processo eletrônico?
O que vem na bolsa da mãe paulistana?
Como é a entrevista para trabalhar no McDonalds?
Qual o valor do prêmio do Mestre do Sabor?
Como enviar currículo para Bemol?
Como usar o E-mail corporativo?
Quanto vale 1 Dotz no Angeloni?
Como funciona o E-mail institucional?
Quais são as taxas de um consórcio?
O que define um poeta segundo o eu lírico do poema *?