A utilização da LI, na sala de aula, acontece sempre “que terminam as lições” “em algumas atividades, em projetos, em momentos de reflexão”, mas também “uma vez por dia, há escala para um aluno ler um livro ou contar (a história) do (livro) que levou para casa e leu com a família”.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.
Dez dicas para uma aula honesta de literatura
A literatura infantil é compreendida como uma atividade que além de educar, diverte, ensina e forma a criança para a vida em sociedade através de atividades prazerosas extraídas direto dos livros de literatura, como, (contos, fábulas, lendas, gravuras, fantoches, dobraduras etc.).
Um livro de literatura infantil, portanto, constitui uma forma de comunicação que prevê a faixa etária do possível leitor, atende aos seus interesses e respeita as suas possibilidades. A estrutura e o estilo das linguagens verbais e visuais procuram adequar-se às experiências da criança.
Com o uso da Literatura em sala de aula, temos conseguido ver em nossos alunos o surgimento do pensamento crítico e da capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento no entendimento do mundo, de seus problemas e na proposição de soluções. Vemos neles o desenvolvimento da criatividade em diversos sentidos.
De um modo geral, a literatura infantil também foi ressurgindo e despertando um novo mundo de sentimento, criatividade e valorização atribuídos à infância. Segundo Lajolo e Zilbermam (1999), as primeiras obras publicadas, visando ao público infantil, apareceram na primeira metade do século XVIII.
Assim, o trabalho com a literatura negra em sala de aula possibilita o acesso a uma produção literária que rompe com uma tradição canônica na qual predominam autoria e personagens não negros. Além disso, cria novas representações da figura do negro, questiona, revisa e reclama o seu papel e lugar na sociedade brasileira.
Para Cavalcanti (2009, p.39),”[...]a literatura pode ser, para a criança, um aspecto para a expansão do seu ser [...] ampliando o universo mágico, transreal da criança para que esta se torne um adulto mais criativo, integrado e feliz.
O que é renovação simplificada?
Como aumentar sua popularidade no Badoo?
Qual antena é boa para TV Digital?
Quais Resident Evil tem Coop local?
É normal esquecer o rosto das pessoas?
Qual a melhor qualidade de imagem JPEG ou PNG?
Quem poderia viver em um castelo medieval?
Como melhorar o desempenho do computador?
Como saber se seu cachorro e hiperativo?
Qual tipo de escorpião é venenoso?
Quando o batimento cardíaco é normal?
Quando posso tirar o plástico da enxertia?