Pronome “você”: segunda ou terceira pessoa do discurso?
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas).
Como utilizar o pronome “mesmo” corretamente?
O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.
Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.
Embora o Você também seja considerado segunda pessoa do singular, sua aplicação não é igual. As duas formas ainda são corretas e totalmente aceitas gramaticalmente falando, desde que esteja concordando com a conjugação do verbo. Porém o Tu aparece mais em situações que exigem mais formalidade. Tu ou Você, qual o correto?
Agora, eu mesmo sempre chamo quem quer que seja de você: não acho que seja errado, até por terem pessoas que detestam o tratamento de o (a) senhor (a) [inclusive e principalmente, tem gente que diz que o Senhor é Deus e a Senhora é Virgem Maria!]!
Quem trabalha com marketing digital sabe a importância de se comunicar bem com o seu público e produzir conteúdos relacionados com as necessidades dele. Agora, pare um minuto e pense na maneira como você busca mais informações quando está curioso sobre algum produto ou serviço.
Para manter o aroma do óleo essencial mais próximo de você e, assim, aproveitar melhor as propriedades terapêuticas das substâncias, experimente utilizar o difusor pessoal. Esse item nada mais é do que um colar com uma abertura na qual é depositado um pedaço de algodão ou pano com algumas gotas do óleo essencial que desejar.
Qual foi a marca que inventou o pneu?
Qual a diferença entre pauta e roteiro?
Quais são os cursos mais baratos?
Quais são os benefícios da farinha branca?
O que é revisão sistemática qualitativa?
Como saber se o cachorro morreu de frio?
Quem criou o sistema parlamentarista?
Como transformar ml h em microgotas?
Quais os 5 processos logísticos para aplicar em um centro de distribuição?
Qual a maior aglomeração urbana do mundo?
Como lidar com objeções dos clientes?
O gás natural é utilizado para que finalidade?
Como montar um portfólio em PDF?