Quando for usar a coletânea em seu texto, segundo Leal, o candidato pode empregar as aspas. Mas, como em relação a qualquer recurso, cuidado para não exagerar.
A cópia, integral ou parcial, dos textos da coletânea não é permitida na redação. Porém, não podemos confundir a não-cópia com o não-uso dos textos. Vamos entender isso. Primeiramente, vamos resumir como funciona a dissertação-argumentativa no Enem.
Os textos motivadores devem ser lidos com muita atenção e, neste momento, palavras-chaves podem ser destacadas e usadas na redação, além do estabelecimento de relações entre todos eles ser fundamental, já que todos (de dois a três, geralmente) dizem respeito a um mesmo assunto (macro) e a um mesmo tema (micro).
A dica é: utilize as ideias passadas pelos textos. Se há um gráfico, se há dados estatísticos, por que não tentar concluir pontos importantes a partir dessas informações? Não esqueça: uma redação nota mil não só usa ideias presentes na coletânea, mas também apresenta conclusões do autor em cima dessas ideias.
Diferente de outros mecanismos usados em redações, os dados não possuem regra fixa de utilização. Assim, fica a critério do autor localizá-los onde achar mais interessante. Assim, você deve avaliar como esse posicionamento será mais relevante e possuirá maior impacto.
Coletânea - Textos ajudam a identificar o tema e a ampliar a reflexão sobre ele. Hoje, na maioria dos vestibulares, o tema de redação normalmente é acompanhado de uma coletânea de textos que precisam ser explorados pelo candidato.
Trata-se de trechos de entrevistas, de reportagens, de obras literárias (prosa ou poesia), citações da legislação brasileira ou da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tirinhas ou fotografias. Em resumo, a coletânea é a seleção de textos motivadores que a banca oferece para o desenvolvimento do tema proposto.
"Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências", explica Thiago. ... Além disso, há o repertório baseado nos textos motivadores, que, apesar de não ser considerada uma cópia, também pode prejudicar o participante.
Antes de iniciarmos, nossa primeira dica é: use e aproveite a folha que contém a proposta de redação e a coletânea de textos motivadores fazendo anotações, rascunhos, esquemas e faça disto um hábito ao longo do período de estudo.
Quando for usar a coletânea em seu texto, segundo Leal, o candidato pode empregar as aspas. Mas, como em relação a qualquer recurso, cuidado para não exagerar.
Dessa forma você poderá resumir o seu texto, guiar o leitor e fortalecer a sua argumentação. Ao elaborar a redação, seu ponto de partida serão as informações que a própria prova te dá: o nome dessas informações é coletânea de apoio.
O professor explica que uso da coletânea é uma ótima ferramenta para “comprovar” que o estudante tem habilidade de filtrar múltiplas perspectivas e chegar a uma seleção e uma síntese pessoal, mas o risco de criar um “Frankenstein” de citações em excesso, ou pior, usar tais referência fora de lugar é um risco que convém evitar.
Ou seja, o título da redação pode servir a várias funções, desde resumir o texto a provocar sensações no leitor: provocá-lo, criar suspense, ironizar, etc. Contém erros gramaticais ou há mau uso de palavras ou expressões.
Qual tipo de fumo faz menos mal?
Quanto vale 1.000 pontos no cartão de crédito?
Como é definida a classificação dos agentes de risco?
Como ativar a energia do dinheiro?
Qual fio usar para Refletor de LED?
Como preencher data automaticamente no Excel?
Quais são os tipos de aprendizagem em psicologia?
Como saber os IPs conectados na rede pelo cmd?
É possível a anulação do registro civil?
O que é a classificação fiscal da mercadoria?
O que fazer para aumentar os batimentos do coração?
O que é permacultura na arquitetura?
Quantas vezes por dia devo tomar complexo B?
Como se escreve 5-100 em decimal?