O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
Pronome “você”: segunda ou terceira pessoa do discurso?- 1ª pessoa: quem fala – Eu e Nós.- 2ª pessoa: com quem se fala – Tu, Vós e Você- 3ª pessoa: de quem se fala – Ele e Eles.Você comprou.Você foi.Você bebeu.
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?
Entre eu e você está errado. Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito. Está correto o uso do pronome pessoal oblíquo tônico mim porque os pronomes pessoais do caso oblíquo assumem a função de objeto indireto.
Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.
20 curiosidades que você vai gostar
IndicativoPresente. eutenho. tutens. eletem. nóstemos. ... Pretérito Imperfeito. eutinha. tutinhas. eletinha. nóstínhamos. ... Pretérito Perfeito. eutive. tutiveste. eleteve. nóstivemos. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eutivera. tutiveras. eletivera. ... Futuro do Presente. euterei. tuterás. eleterá ... Futuro do Pretérito. euteria. tuterias. eleteria.
No Brasil não é perigoso chamar alguém por "você". Pode ser considerado falta de educação caso não se tenha intimidade com a pessoa (especialmente ao se falar com pessoas mais velhas), sendo preferível usar as formas de tratamento "senhor", "senhora" e "senhorita" (apesar deste último eu não escutar muito ultimamente).
Agora por uma questão de delicadeza: quem pronunciar em primeiro lugar o pronome eu, põe mais em evidência a sua própria pessoa; quem proferir em primeiro lugar ela, põe mais em evidência a outra pessoa. Pode surgir determinada situação em que, por cavalheirismo, seja conveniente falar deste modo: «Ela e eu…».
Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)
Como trabalhar as estações na educação infantil?
Como perder o medo e ter coragem?
Qual o objetivo de trabalhar rotina na educação infantil?
Como perder o medo de ir à academia?
O que precisa para começar a vender crepe?
O que falar pra uma pessoa que tem autoestima baixa?
Qual o objetivo de se trabalhar com colagem na educação infantil?
Como pedir separação para o marido?
Como ter coragem de trocar de emprego?
Como interpretar notas musicais?
Quanto ganha um promotor de justiça nos Estados Unidos?
Quanto ganha um professor de Biologia do ensino médio?
Como ser uma revendedora top mais?
Como ser diretor no The Sims 4?