Conforme comentamos, geralmente, o sufixo –ness tem a função de transformar adjetivos em substantivos abstratos: happiness (felicidade), thankfulness (agradecimento), awareness (ciência), faithfulness (lealdade), closeness (proximidade) e weakness (fraqueza).
O sufixo -less serve para expressar ideia contrária do sufixo -ful. Assim, -less significa “menos”, “sem”. Portanto, ao ver uma palavra como “homeless” você já sabe que se trata da palavra “home”, (casa, lar) e o sufixo -less (sem). Logo, “homeless”significa “ser lar”, “sem casa”; ou melhor, “sem-teto”.
O sufixo -ACHO carrega o sentido de diminuição/inferioridade. Calma → calmante (ação de acalmar): já neste exemplo, o que podemos notar é que com o acréscimo -ANTE a palavra, o sentido que se tem é de uma ação.
De maneira prática, o suffix "ful" tem o sentido, a ideia de estar "cheio de" algo ou "ter muito", em relação ao radical da palavra.
Além das categorias anteriores, “ish” pode ser juntado às mais variadas palavras para significar “aproximadamente”, “mais ou menos” ou “por volta de” de forma informal.
O que é nível de rentabilidade?
Quando desligar os aparelhos em caso de morte cerebral?
O que é bom para desintoxicar por envenenamento humano?
O que é uma organização de aprendizagem?
O que fazer quando a empresa e desenquadrada do MEI?
Quais são as consequências da lesão medular?
Qual medicamento pode matar bactérias?
O que é TIR quanto maior melhor?
Quando ultrapassar outro veículo é considerado uma infração gravíssima?
Quais signos ficam mais ricos?
Qual tipo de tecido que estica?
Quais são as características do Estado de São Paulo?
Quais tipos de produção são passíveis de direitos autorais?