seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.
O verbo 'ser' conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado 'presente do subjuntivo' é SEJA. Ei, pessoal! Aposto que muitos de vocês já ouviram alguém dizer SEJE no lugar de SEJA. Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada.
O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado. a) Incorreto: "Eu ofereço este livro para si..."
As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...»
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações:
Como dissemos, o vocábulo “seja” integra a conjugação dos modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e Imperativo (terceira pessoa) do verbo ser. Aplicamos o Modo Subjuntivo para expressar um fato incerto, exprimir uma condição e ressaltar uma dúvida.
Posso substituir “ou seja” por “porque”? Neste exemplo acima, cabe o uso da conjunção explicativa PORQUE e não da locução conjuntiva OU SEJA, pois o segundo período não tem a função de explicar o primeiro com outras palavras. Gostou? Deixe um comentário!
O verbo ser é um dos vocábulos da língua portuguesa com maior número de significados. Pode ser utilizado com o sentido de existir, ficar, permanecer, tornar-se, valer, constituir, entre muitos outros. Vejamos, agora, a conjugação do verbo ser nos referidos modos. É importante que sua empresa seja digital para acompanhar o mercado.
Outras pessoas também tentam substituir o “ou seja” pelo “porque”, que também é uma conjunção explicativa. Mas cada uma delas deve ser colocada numa situação diferente de explicação. Entenda com os exemplos abaixo.
Seja a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje est errada. Seja a forma conjugada do verbo ser no presente do subjuntivo, na 1. ou na 3. pessoa do singular, ou no imperativo, na 3. pessoa do singular. Verbo ser – Presente do subjuntivo: (Que eu) seja. (Que tu) sejas. (Que ele) seja. (Que n s) sejamos.
Como contrair corretamente o MAP?
São exemplos de atividades insalubres?
Quais são as principais aplicações de medida de condutividade?
Como limpar ambiente com verme de cachorro?
Como são pagos os honorários de sucumbência?
O que aconteceu com Letícia Almeida?
Quanto ganha um caixa de banco Santander?
Quais são os 5 pilares da comunicação?
Como agir depois de uma traição virtual?
Qual a diferença de berne e furúnculo?
O que é um software de qualidade?
Qual é a importância da Radiologia?
O que é um sistema estruturado?
Qual o protocolo de urgência e emergência?
Como gerar token PagSeguro pelo app?
Como criar uma primary key no Oracle?
Quais foram as três capitais do Brasil?
Quais são os sentimentos que têm que expressa na música na música Asa Branca?