seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.
O verbo 'ser' conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado 'presente do subjuntivo' é SEJA. Ei, pessoal! Aposto que muitos de vocês já ouviram alguém dizer SEJE no lugar de SEJA. Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada.
O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado. a) Incorreto: "Eu ofereço este livro para si..."
As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...»
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações:
Como dissemos, o vocábulo “seja” integra a conjugação dos modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e Imperativo (terceira pessoa) do verbo ser. Aplicamos o Modo Subjuntivo para expressar um fato incerto, exprimir uma condição e ressaltar uma dúvida.
Posso substituir “ou seja” por “porque”? Neste exemplo acima, cabe o uso da conjunção explicativa PORQUE e não da locução conjuntiva OU SEJA, pois o segundo período não tem a função de explicar o primeiro com outras palavras. Gostou? Deixe um comentário!
O verbo ser é um dos vocábulos da língua portuguesa com maior número de significados. Pode ser utilizado com o sentido de existir, ficar, permanecer, tornar-se, valer, constituir, entre muitos outros. Vejamos, agora, a conjugação do verbo ser nos referidos modos. É importante que sua empresa seja digital para acompanhar o mercado.
Outras pessoas também tentam substituir o “ou seja” pelo “porque”, que também é uma conjunção explicativa. Mas cada uma delas deve ser colocada numa situação diferente de explicação. Entenda com os exemplos abaixo.
Seja a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje est errada. Seja a forma conjugada do verbo ser no presente do subjuntivo, na 1. ou na 3. pessoa do singular, ou no imperativo, na 3. pessoa do singular. Verbo ser – Presente do subjuntivo: (Que eu) seja. (Que tu) sejas. (Que ele) seja. (Que n s) sejamos.
Como acessar roteador DIR 809?
Como criar um canal de música no YouTube sem direitos autorais?
Como resetar roteador da Oi fibra?
Qual a senha do modem da TIM Live?
Como fazer o cabelo cacheado crescer em uma semana?
Como ter bom relacionamento com filhos?
Como ficar com o rosto mais harmonioso?
Quais as cinco competências avaliadas pelo Enem?
Como vender seu marketing pessoal?
Como se vestir de forma casual?
Quando terminou a última ditadura na Argentina?
Como um gestor de RH deve se vestir?
O que foi o Governo Provisório de Marechal Deodoro da Fonseca?
Como foi produzido o filme com amor Van Gogh?