10 dicas para usar a produção de podcasts como recurso educativo
Os podcasts permitem que o público ouça passivamente o conteúdo enquanto realiza outras atividades. Por que isso é uma coisa boa? Bem, isso significa que o público pode aprender sobre seus serviços e produtos sem precisar interromper o que está fazendo ou enquanto realiza tarefas diárias, como limpar a casa ou dirigir.
Como ouvir programas de podcast no iPhone ou iPad
Grande parte dos podcasts são estruturados em forma de debate ou discussões, mas também existem outros formatos. “É possível fazer entrevistas, boletins de notícias ou mesmo dramatizações (radioteatro)”, lista o podcaster do Instituto Claro e professor de criação e produção de áudio da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Marcelo Abud.
Após gravar o podcast, é preciso fazer a edição. Aproveitando os programas disponíveis ou mesmo os recursos do celular, os alunos podem aproveitar e retirar os trechos que não ficaram bons. Depois da edição, o podcast está pronto para ser publicado.
Muitas outras possibilidades podem ser exploradas em sala de aula, como o desenvolvimento de diários, rádios, debates, programas. E você, querido professor, como usa o podcast em suas aulas, conte aqui nos comentários.
Entre os benefícios do trabalho está a possibilidade de fazer os alunos não serem apenas consumidores, mas também produtores. Ao produzir podcasts, eles vão trabalhar a oralidade, escuta ativa, a percepção do ambiente e desenvolver sua maneira de se expressar.
Qual é a diferença entre família e familiares?
Quem tem 55 anos pode se aposentar?
Qual importância da horta para escola pais alunos e comunidade escolar?
Em que EP Luffy faz a tatuagem?
Quais as melhores coisas para estudar?
Qual é a importância da humidade?
Qual o primeiro passo para começar uma construção?
Qual é o sistema Político-econômico do Brasil?
Qual a unidade de medida das células e qual o instrumento utilizado para Estudá-las?
Quem faz parte da classe média alta?
Quais foram as inovações do século XIX?