De acordo com as regras de ortografia da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. E nas outras consoantes, usamos a letra “N”.
Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais. É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras.
A nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz. De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes.
A razão é fonética: m, p e b são consoantes bilabiais, quanto ao ponto ou zona de articulação. Quando se pronuncia a primeira sílaba da palavra embora, por exemplo, a consoante m nasala o e e prolonga-se até à articulação do b, havendo como que um instante de fusão entre as duas.
Diferentemente das vogais, cujos sons formam-se a partir da simples vibração do ar nas pregas vocais, para pronunciar as consoantes, precisamos dos nossos lábios, dentes, língua, palato (céu da boca), véu palatino (parte de trás do céu da boca), úvula (“sininho” da garganta) ou qualquer outro obstáculo.
Assim como as vogais, as consoantes são os fonemas que produzimos para pronunciar sons e as palavras de nossa língua. Quando emitimos qualquer tipo de som, o ar que sai dos nossos pulmões passa pelas pregas vocais e sai pela boca ou pelo nariz e boca.
É possível classificar as consoantes de acordo com as funções das pregas vocais, de acordo com as funções das cavidades bucal (boca) e nasal (nariz), de acordo com o modo de articulação e, por fim, de acordo com o ponto de articulação. As consoantes que não passam pelas pregas vocais e não as fazem vibrar são chamadas de surdas ou desvozeadas.
É bom lembrar que a letra 'H' não é considerada consoante na Língua Portuguesa porque é uma letra diacrítica, ou seja, não produz nenhum som sozinha. As consoantes são classificadas pela função das pregas vocais, pelas funções da cavidade bucal, pelo modo de articulação e pelo ponto de articulação. Vejamos cada uma delas:
Como emitir CND de obra vencida?
Quais são os repertórios dos grupos vocais?
Qual o material usado na intubação?
Como solicitar auxílio maternidade pelo meu INSS?
Como jogar jogos do Game Pass offline?
Como não ser descoberto no Among Us?
Qual o valor do patrimônio de Eduardo Saverin?
Como soldar aliança de ouro em casa?
Como fazer combinação de looks?
Como solicitar RX para avaliar idade óssea?
Qual o código mais antigo do mundo?
Como pedir uma Certidão de Objeto e Pé TJSP?
Quando emitir carta de Anuencia?
Como se chama o amor de casal?