Vá à "Transform" (Transformar) na barra de ferramentas da parte superior. Clique em "Compute" (Calcular) no menu suspenso. Escreva o nome da sua nova variável no espaço sob "Target Variable" (Variável de destino). Esse é o nome da variável que será criada somando duas ou mais variáveis.
No SPSS, em Variable View no campo Measure tem-se como opções nominal, ordinal e scale. A opção nominal deve ser usada para as variáveis qualitativas nominais (ex. género), ordinal para variáveis categoriais e a opção scale para as variáveis quantitativas.
Para criar esta variável no SPSS, define-se como string, conforme abaixo se indica, com tamanho para 30 caracteres. Caso se torne necessário aumentar posteriormente o tamanho do campo, procede-se de igual forma. Um dos cuidados a ter é utilizar sempre a mesma forma de escrita.
Na guia Variável Ver SPSS Statistics, a terceira coluna fornece um local para definir a largura das suas variáveis e a quarta coluna é onde você indica o número de dígitos que aparecem à direita do ponto decimal quando o valor aparece na tela. configurações de largura e decimais na guia Exibir variável.
Algumas dicas importantes para quem precisar tabular um grande número de questionários é separar a primeira coluna para colocar o número do questionário em questão e dividir por cor as colunas com respostas de múltipla escolha (que podem ter mais de uma resposta) para evitar erros de digitação.
Como formatar bases de dados para importação e análise no SPSS
Localize a variável que você deseja modificar na lista. Clique sua célula na coluna "Tipo" , clique nas reticências que aparece. Clique no tipo de variável que você deseja usar. Se você quiser analisar os dados , selecione " numérico ".
Criando variáveis Para criar uma variável utiliza-se var (opcional) e, para determinar o seu valor, o operador de atribuição ( = ). Para facilitar a compreensão do código, deve-se sempre escolher um nome que identifique o tipo de dado a ser armazenado.
Definir as variáveis no SPSS, a partir das perguntas dum inquérito, nem sempre é fácil. Embora algumas sejam mais difíceis do que outras, se somos caloiros neste programa de estatística temos a tendência a complicar ou a desvalorizar o correcto preenchimento da folha do SPSS.
Para as variáveis qualitativas, pede-se uma tabela de frequências. Os comandos do SPSS, na imagem acima, abrem a janela que se segue, onde serão escolhidas as variáveis, quer para as colunas, quer para as linhas. Caso não se pretenda a descrição por grupos, não se escolhe qualquer variável para as colunas.
A nova variável, "Total", aparecerá na parte à direita das suas variáveis. Vá à "Transform" (Transformar) na barra de ferramentas da parte superior. Clique em "Compute" (Calcular) no menu suspenso. Escreva o nome da sua nova variável no espaço sob "Target Variable" (Variável de destino).
Qualquer que seja o estudo, é necessária a descrição de todas as variáveis envolvidas. Para as variáveis qualitativas, é apenas possível apresentar o número e a percentagem. Já para as variáveis quantitativas apresentam-se a média, moda, mediana, quartis, desvio padrão, de acordo com as necessidades.
Quem faz o contrato de compra e venda o vendedor ou comprador?
É possível um feto de 14 semanas sobreviver?
Como lidar com tiques nervosos?
Qual é o substantivo composto de guarda?
O que acontece quando o nome vai para o departamento jurídico?
Como subtrair no Excel várias células?
Qual é o WhatsApp da Vanessa Lopes?
Qual a importância do experimento e da atividade lúdica no ensino de ciências nos anos iniciais?
Onde pode ser paga a guia Fedtj?
Onde deixar o aquário do betta?
Quais os bicos de outras marcas cabem na mamadeira da Avent?
São tipos de situações adversas?
Como sair da malha fina da Receita Federal?