2. Conjunções Adversativas. Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia.
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração. Por isso é importante entender o contexto da frase e avaliar qual a ideia que essa conjunção apresenta na oração.
⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».
38 curiosidades que você vai gostar
Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação. Exemplos com mas: Eu iria ao cinema, mas não tenho dinheiro.
O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração.
...
Exemplo:A menina comprou uma linda flor vermelha.Sua irmã, Carla, é uma flor!Chegou derrubando tudo, delicado como uma flor!
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.
Estabelecem relação de adição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções aditivas, temos “e” (para sentido positivo), “nem” (para sentido negativo), entre outros. Era uma pessoa brincalhona e ativa.
A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão: a) introduz uma opinião contrária à do autor.
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
Conjunções coordenativasaditivas;adversativas (oposição);alternativas;conclusivas;explicativas.
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.
Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".
Pode ser substituída por quando ou logo que. Exemplo: O artista, como ouviu aplausos, entrou em cena rapidamente. Assume a mesma função do por que. Exemplo: Como foi visto entrando na loja, o ladrão desistiu do roubo.
Ligam termos que exercem a mesma função sintática, ou orações independentes (coordenadas). As conjunções coordenativas subdividem-se em: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!
O que é Semântica:
O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia: Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.
A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.
Já a miliamperagem-segundos (mAs) que é o fator da corrente elétrica (mA) pelo tempo em segundos (s), define a quantidade de fótons de raios X aplicados na exposição radiográfica, então quanto maior o mAs maior a quantidade de raios X, e maior o grau de enegrecimento (densidade radiográfica) da imagem.
Como escrever as notas na partitura?
Como gravar uma aula com PowerPoint?
Como gravar a tela no tablet Samsung?
Como superar as dificuldades da vida a dois?
Como surgiram as grandes religiões do mundo?
Como gravar somente o áudio de um vídeo do YouTube?
Como gravar a tela do Mac com som?
Por que no Brasil o dobramento é considerado antigo?
Como faço para gerenciar o armazenamento?
Como surgiram os jogos de tabuleiros e mesa e qual o seu principal objetivo na época?
Como gravar imagem de câmera de segurança?
Como substituir a palavra começo?
Como virar a imagem no Open-office?
Quem inventou Dia dos Finados?
Qual a origem do nome Arraial do Cabo?