Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.
Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.
Quanto a capacidade de conduzirem cargas elétricas, as substâncias podem ser caracterizadas como isolantes e condutores . Isolantes são aquelas substâncias nas quais as cargas elétricas não podem se mover livremente com facilidade. Como exemplos, podemos citar a borracha, o vidro, o plástico e a água pura, entre outros.
No século XVIII, a carga elétrica era considerada como um fluido continuo. Entretanto, no início do século XX, Robert MILLIKAN (1868-1953) descobriu que o fluido elétrico não era contínuo e, sim, que a carga elétrica era constituída por um múltiplo inteiro de uma carga fundamental e, ou seja a carga q de um certo objeto pode ser escrita como
Tanto quanto a massa, a carga elétrica é uma propriedade intrínseca da matéria. E as observações experimentais permitiram a descoberta de importantes propriedades que a carga elétrica possui (em comum com a massa): - cargas elétricas não podem ser criadas nem destruídas.
Esta observação é coerente com a observação de que a matéria neutra, isto é, sem excesso de cargas, contém o mesmo número de cargas positivas (núcleo atômico) e negativas (elétrons). Estabelecemos assim o princípio de conservação da carga elétrica.
Como acabar com a gordura na região da barriga?
Quantos blocos 19x19x29 por m2?
O que fazer para ficar mais de 24 h acordado?
O que usa para fazer sabonete artesanal?
Qual é o significado da palavra persista?
Quais os minerais mais comuns?
O que é uma substância sintética?
O que é o exsudato inflamatório?
Como funciona garantia de bijuterias?
Porque o coleiro fica com o bico aberto?
O que define nosso comportamento?
Qual o nome da filha do Sidoka?
É possível o reconhecimento da maternidade?
Quais os requisitos do contrato social na sociedade em nome coletivo?