Mas e os pássaros? Como eles conseguem dormir quietinhos empoleirados em galhos sem cair? ... Elas também têm uma adaptação cerebral para dormir com segurança: é o chamado descanso cerebral unilateral, que faz com que, mesmo dormindo, o animal se mantenha alerta com um dos lados do cérebro, enquanto o outro lado dorme.
Como a maioria das aves precisa de mais sono que seus donos (aves normalmente precisam de 10 a 12 horas por noite, em comparação com seis a oito para humanos adultos), usar uma capa ajuda a garantir que seu animal de estimação possa descansar se as luzes na casa continuarem acesas depois que ele for dormir.
Muitas espécies de aves escolhem cavidades nas rochas para se protegerem durante a noite. Outras dormem em pé ou a boiar na água, como garças ou flamingos e patos. As vibrações de um predador através da água funcionam como um sistema de alerta. Pequenos pássaros dormem no cimo das árvores, geralmente perto do tronco.
Soneca no chão No chão, elas dormem apenas meia hora. Os pesquisadores chamam essa fase de sono de R.E.M., ou Rapid Eye Movement ("movimento rápido dos olhos"), tal como nos seres humanos.
Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30. Com grandes olhos, relativamente ao tamanho do seu corpo, estes animais podem ver com pouca luz e descobrir mais facilmente, a esta hora, as minhocas, que estão elas próprias mais perto do solo.
As aves – assim como alguns mamíferos aquáticos – têm o chamado descanso cerebral unilateral. Ou seja, enquanto um lado do cérebro dorme, o outro lado permanece atento. ... Essa característica evita que as aves relaxem totalmente a ponto de despencar da árvore durante uma soneca.
Segundo Rubia, dormir em pé só é possível porque as patas do cavalo têm pouco músculo, mas seus ligamentos são muito reforçados, o que faz com que as articulações não se dobrem enquanto o animal dorme. "É como se as patas travassem, mantendo o cavalo em pé, sem risco de cair durante o sono", explica.
Algumas espécies de aves só dormem uma hora por dia, cochilando em voo ou dormindo com apenas um lado do cérebro. Ao desvendar mistérios no sono dos pássaros, pesquisadores aprendem mais sobre os humanos.Às vezes, os criadores de pombos podem ser de grande ajuda para a ciência.
Pequenos pássaros dormem no cimo das árvores, geralmente perto do tronco. Ou podem ainda formar grandes bandos à noite, dando-lhes mais segurança, aqueles que ficam nas margens do grupo permanecem mais alerta contra predadores.
Niels Rattenborg, do Instituto Max Planck de Ornitologia na Baviera, Alemanha, coordenou a equipe que demonstrou pela primeira vez que as aves dormem quando voam e que isso ocorre por períodos muito breves. Às vezes elas dormem com um hemisfério cerebral acordado e outras vezes dormem nos dois hemisférios.
Dessa maneira, os dedinhos dos pássaros ficam bem firmes nos galhos apenas pela ação dos tendões. Assim, os músculos podem até relaxar enquanto as aves dão aquela boa descansada. Os dedos das patas ficam posicionados de forma que três deles agarram o galho pela frente e outro maior que agarra por trás.
Como matar um programa pelo CMD?
Como matizar o cabelo de marrom?
Como se joga Rugby regras posições e curiosidades?
Como se joga o jogo Stratego e onde ele surgiu?
Quando abre as inscrições para o vestibular da UEA?
Como funciona o pagamento do jogo do bicho?
Como mudar a cor das bolhas do WhatsApp?
Como trocar a cor da bolinha do Gmail?
Como mudar o local da previsão do tempo no iPhone?
Como mudar os traços do sim no The Sims 4?
Qual a movimentação do Rei no xadrez?
Como fazer jogos de tabuleiro Ludo?
Como deixar o fundo preto no Adobe?
Como mudar a cor do fundo do Illustrator?
Como marcar frame After Effects?
Como brincar de Adugo ou jogo da onça?
O que acontece se passar matizador no cabelo castanho claro?