A tensão superficial é a força com que as moléculas de água estão ligadas uma a outra formando uma superfície e essa superfície tem uma resistência que permite que insetos, por exemplo, andem por cima da água.
Insetos, aranhas e outros animais conseguem caminhar ou repousar sobre a água porque nas extremidades de suas patas existem pelos revestidos por uma substância gordurosa e, por isso, não conseguem penetrar entre as moléculas de água que estão unidas na superfície.
Os insetos aquáticos, aranhas e outros insetos conseguem andar e pousar na superfície da água devido à uma característica física da água: a tensão superficial. A tensão superficial da água é resultado das forças entre as moléculas de água.
Sobre a água e suas forças, a resposta certa é a: (E) forças intramoleculares da água, que permitem a interação de suas moléculas em uma única direção. Isso porque a água possui forças intermoleculares que juntam uma molécula a outra o que faz com que os insetos possam pousa na água sem afundar.
Explicação: Porque as pontes de hidrogênio da água formam uma espécie de película na superfície possibilitando que alguns pequenos insetos andem em cima dela.
a) Entre as moléculas de água ocorre uma interação intermolecular chamada de ligação de hidrogênio que é a responsável pela força de atração entre uma molécula e outra e que possibilita aos insetos andarem sobre a água.
Isso nos leva a pensar sobre o que de fato ocorre na superfície da água para que esses insetos não afundem. A explicação para esse fenômeno é a tensão superficial. A tensão superficial é uma força que existe na superfície dos líquidos em razão das fortes ligações intermoleculares.
Verificado por especialistas (E) forças intramoleculares da água, que permitem a interação de suas moléculas em uma única direção. Isso porque a água possui forças intermoleculares que juntam uma molécula a outra o que faz com que os insetos possam pousa na água sem afundar.
A aderência de boa parte dos insetos, como formigas e baratas, se deve à presença de “almofadinhas” adesivas na extremidade das patas. Elas são chamadas de arólio (quando só existe uma por pata) ou pulvilo (mais de uma). Além disso, esses animais possuem minúsculas e pontiagudas garras na pontinha dos pés.
Por que alguns insetos conseguem andar sobre a água? É pq as pontes de hidrogênio da água formam uma espécie de película na superfície possibilitando que alguns pequenos insetos andem em cima dela. As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha.
As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pelos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha permitindo que o eles caminhem ou repousem sobre a água. Assista o vídeo e veja o lagarto Jesus Cristo correr sobre a água:
Morfologia externa. Animais relativamente pequenos, onde os menores insetos adultos medem cerca de 0,14 mm (Hymenoptera: Myrmaridae) e os mais longos medem cerca de 62 cm (Mantophasmatodea: Phasmatidae). O corpo dos insetos é dividido em três regiões principais (denominadas tagmas): cabeça, tórax e abdome, recobertas por um exoesqueleto.
Como podemos ser chamadas as cores formadas a partir das cores primárias?
Como fazer para mudar o meu endereço de E-mail?
Como são classificados os riscos empresariais?
Como fazer mudas de amora Tupi?
Como configurar conta Microsoft para jogar Minecraft PS4?
Como imprimir licenciamento 2020 BA?
Como pode ser os raios de luz explique?
Como posicionar o cursor no Word?
Como mudar a tática durante o jogo no PES 2020?
O que dizer a uma pessoa que está com câncer?
Como mudar o sistema operacional 32 para 64 bit?
Como mudamos nossa forma de comunicar em 2020?