Formas de contágio Com a raiva felina, o pet acaba infectado ao se envolver em uma briga com algum gato doente ou ao tentar caçar morcegos, gambás, guaxinins e outros animais selvagens, que também podem transmitir o vírus. É por isso que pets que saem de casa são os mais suscetíveis à infecção.
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. Geralmente, associa-se o vírus da raiva somente aos animais domésticos, mas os silvestres, como morcegos, guaxinins e afins também podem transmiti-lo.
Raiva canina sintomas no animal
No início, são sintomas inespecíficos, que podem ser confundidos com os de uma infecção banal: mal-estar, febre baixa, dor de cabeça e de garganta, falta de apetite, vômitos e desconforto gastrointestinal. Podem surgir, ainda, formigamento, ardência ou coceira no local da mordida ou arranhadura.
A raiva e a toxoplasmose são enfermidades conhecidas que podem ser transmitidas de gatos a humanos. Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu gato está com raiva. A raiva é um vírus que afeta diretamente o sistema nervoso do animal, por isso as mudanças de comportamento no gato são típicas desta doença.
A raiva é uma doença mortal para o gato e para qualquer mamífero, por isso depois de contraída é difícil salvar o animal, no entanto é fundamental isolá-lo do resto de animais e pessoas que moram na casa, pois poderia transmitir esta doença a qualquer humano ou animal de estimação.
A raiva ataca o sistema nervoso, motivo pelo qual a mudança de comportamento é uma de suas principais manifestações clínicas. Nesse caso, mesmo gatos tranquilos e carinhosos podem se tornar agressivos, de forma repentina. Alguns outros sintomas possíveis são: Estrabismo; Salivação excessiva; Perda do controle da mandíbula;
Bastante contagiosa, a raiva em gatos é transmitida por meio do contato direto entre um felino sadio e outro doente, sendo que a saliva do animal contaminado é a principal fonte da infecção.
Como rastrear meu pedido Ponto Frio?
Como pegar minha encomenda no correio?
Como rastrear um documento vindo do exterior?
Como não ter vergonha de dançar?
Como ser mais compreensiva com o namorado?
Quando o homem começou a viver em sociedade?
O que os homens valorizam na mulher?
Como saber se um homem está apaixonado por você?
Como o goleiro de handebol pode defender a bola?
Qual a interferência do governo na economia?
Como imprimir o Cartão Nacional de Saúde SUS?
Qual a função do hormônio juvenil?
Como saber qual é nossa missão?
Como o horário de verão é responsável pela redução do consumo de energia?
Como saber se eu tenho medo de me apaixonar?
Como é possível conhecer o interior da Terra?