Caso o caroço esteja dolorido, pode ser sinal abcesso ou espinha. O tratamento depende muito da origem do caroço, podendo desaparecer sem ser necessário qualquer tratamento, ou pode consistir na administração de antibióticos em caso de infecção, ou mesmo numa cirurgia no caso dos lipomas e dos cistos sebáceos.
Esses nódulos ou caroços podem ser retirados através de procedimento cirúrgico, geralmente com anestesia local, em um consultório ou ambulatório médico, podendo ser necessária a realização de biópsia (análise laboratorial das células do local) para a confirmação do diagnóstico.
Caroços na região da orelha podem ter várias causas, desde linfonodos (gânglios linfáticos) aumentados a cistos benignos ou malignos, como câncer.
Dicas para aliviar a dor de ouvido
A cirurgia para o cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. Geralmente, a cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados, como pode ocorrer quando se tenta espremer, por exemplo.
Para se ter a certeza que realmente se trata de um cisto é necessário uma avaliação com o médico dermatologista. Existem múltiplas patologias (doenças da pele e tecido subcutâneo) que podem causar nódulos (caroços) nesse região, os cistos são apenas uma dessas patologias.
“O tumor começa a crescer e a pessoa começa a ter sintomas, como perda de sensibilidade na face, perda do equilíbrio, zumbidos, perda de audição e, se deixar crescer muito, o tumor pode até paralisar um lado do corpo”, explica o Dr.
Pode ser necessário fazer uma biópsia (retirada das células do local para análise laboratorial) para confirmar o diagnóstico. O tratamento para a remoção dos caroços ou nódulos da região da orelha vai depender da avaliação médica e do diagnóstico.
Na maioria dos casos, o caroço atrás da orelha não provoca qualquer tipo de dor, coceira ou desconforto e, por isso, geralmente não é sinal de algo perigoso, acontecendo por situações simples como acne ou um cisto benigno. No entanto, o caroço também pode surgir por infecções no local, que precisam de maior atenção e tratamento adequado.
Os caroços atrás da orelha podem ser provocados por infecções na garganta ou no pescoço, como faringite, resfriado, gripe, mononucleose, otite, conjuntivite, herpes, cáries, gengivite, ou sarampo, por exemplo. Isso acontece devido à inflamação dos gânglios linfáticos da região, que aumentam de tamanho enquanto o corpo combate ...
É essencial cuidar das suas orelhas depois de você furá-las e colocar piercings. Limpe-as duas vezes por dia durante a cicatrização e só encoste no local quando for absolutamente necessário. Tome os devidos cuidados para não se machucar ou gerar alguma infecção.