A neuralgia do pudendo é um doença rara e debilitante, especialmente se bilateral. O tratamento inclui bloqueio diagnóstico teste com anestésico local e, em caso de melhora, a descompressão microcirúgica do nervo.
O TRATAMENTO OSTEOPÁTICO pode ser muito eficaz, já que, através de técnicas manuais específicas, promoverá a descompressão do nervo pudendo e dissolverá as aderências do tecido conjuntivo. Outras medidas auxiliam o tratamento, como: Manter uma dieta saudável. Evitar o consumo de álcool.
A infiltração do nervo com corticosteroides ou a radiofrequência são boas opções de tratamento. É fundamental que a(o) paciente realize uma fisioterapia especializada em assoalho pélvico. Em casos mais raros a cirurgia de descompressão do nervo é necessária.
Embora muitos pacientes com comprometimento de nervos procurem ortopedistas ou até neurocirurgiões, é o neurologista, sobretudo os que atendem com tempo e dedicação, o profissional mais indicado.
A lesão pura do nervo pudendo é geralmente rara. As causas mais comuns são lesões do nervo por procedimentos cirúrgicos na região da pelve ou abdome inferior, traumas da pelve, infecções profundas como abscessos pélvicos, compressão do nervo pudendo por massas ou bandas fibrosas e musculares.
O nervo pudendo, que se origina do segundo ao quarto segmentos sacrais (S4-S4), inerva diretamente o músculo pubococcígeo. Ramos diretos que se originam do quarto segmento sacral formam o nervo para o levantador do ânus (S4), que também inerva o pubococcígeo.
Com a inserção de uma pequena agulha (guiada por imagens em tempo real), é possível aplicar substâncias anestésicas neste nervo, que irão desativar a sua sensibilidade permanentemente ou temporariamente, acabando com a dor.
COMO A NEURALGIA DO PUDENDO É DIAGNOSTICADA? Normalmente a dor pode ser exacerbada durante o exame retal digital quando a pressão direta é colocada no nervo pudendo através da parede retal. Se o teste nervoso for realizado, a condução lenta dos impulsos através dos nervos pode ser observada.
A neuralgia do pudendo é uma dor causada pelo disfunção do nervo pudendo em geral devido ao seu aprisionamento funcional. O nervo pode ser comprimido durante longos períodos de tempo na posição sentada e pode ser devido ao microtraumas como andar de bicicleta ou de moto.
O nervo pudendal passa entre o músculo piriforme e coccygeus (ischiococcygeus) os músculos e deixa a pelve através da parte inferior da maior ciático forame. Ele cruza sobre a parte lateral do sacrospinous ligamento e reentra na pelve através do menor ciático forame.
Como saber o tipo de hibridação?
Qual melhor exame para ver os ovários?
Como calcular o valor da hora trabalhada 40 horas?
Como localizar bens de um devedor?
Como localizar as vértebras cervicais?
Qual o valor das multas de trânsito?
Como é calculado o valor da franquia do seguro?
O que fazer quando a unha está preta?
Como encontrar HD que não aparece?
Como transportar peixe congelado no avião?
Como localizar um par ordenado no plano cartesiano?
Como reconhecer uma apendicite?
O que passar no quadro negro para limpar?
Como achar palavras em uma imagem?
Qual produto para limpar o tanque de combustível?
Quais os sistemas humanos envolvidos no processo de nutrição?