O tratamento da calicivirose é realizado por meio de medicamentos. Porém, não existe um remédio específico para combater o Calcivirus, ou seja, é um tratamento suporte, visando acabar com todos os sintomas e a manifestação da doença.
Vírus causador da Calicivirose felina, acarreta em infecção do trato respiratório superior, ulcerações na cavidade oral e artrite em felinos domésticos. O diagnóstico é realizado através da técnica de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase), onde baixo número de cópias de DNA do vírus podem ser detectados.
Não existe um tratamento/cura para a rinotraqueíte felina, apenas medidas de alívio dos sintomas e de apoio. Pode-se utilizar antibióticos de amplo espectro, como a amoxicilina, para a prevenção ou o tratamento de infeções bacterianas secundárias.
“O veterinário poderá analisar a saúde do pet e verificar qual o método mais adequado”, comenta. Isso porque há diversos estágios de gengivite: dos mais leves aos mais graves. O tratamento pode incluir escovação, higienização, limpeza, remédio para gengivite em gatos e até mesmo extração de dentes.
Não existe um remédio para gripe de gato que seja específico. O tratamento indicado é para minimizar os sinais clínicos e controlar, ou impedir, a ação de bactérias oportunistas. Para isso, o médico-veterinário costuma avaliar o pet e indicar um antibiótico de amplo espectro.
Geralmente, o tratamento baseia-se em antibióticos para combater a infecção, anti-inflamatórios, principalmente corticoides para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.
Apesar de o herpesvírus (FHV-1) ser a causa mais frequente de doenças oftalmológicas no gato, provocando uma conjuntivite bilateral e, caracteristicamente, uma úlcera corneana dendrítica, é necessário ter em conta o calicivírus felino (FCV) como outra causa possível.
Os gatos domésticos são os principais hospedeiros do HVF-1, mas o vírus já foi previamente isolado de outros felinos (BINNS et al, 2000). A rinotraqueíte viral felina é similar ao resfriado comum em seres humano, essa doença raramente é fatal e se resolve no intervalo de uma a três semanas.
Os sintomas da calicivirose são muito parecidos com o da gripe humana, sendo eles: 1 Tosses; 2 Espirros; 3 Corrimentos Nasais; 4 Febre; 5 Diarreia; 6 Depressão; 7 Gengivite; 8 Falta de Apetite 9 Dificuldade para se alimentar 10 Ferimentos na boca e focinho; 11 Letargia. More ...
A transmissão acontece sobretudo por contacto direto. O tratamento das infeções por calicivírus felino irá depender do tecido afetado, com medidas de combate aos sintomas e medidas de apoio.
Os gatos cuja infecção por calicivírus felino foi confirmada devem ser separados dos demais para evitar uma epidemia. Cada um deve ter o seu comedor individual e a sua própria caixa de areia. Periodicamente é necessário desinfetar os objetos que ele usa com produtos que eliminam o vírus e não sejam prejudiciais para o felino.
O vírus pertence à família Caliciviridae, do gênero Vesivirus. Mesmo quando eles parecem ter sido curados, os gatos que foram afetados podem se tornar portadores saudáveis, é onde reside o alto nível de transmissão desta doença.
Como se chama a casinha de gelo?
Quais são os sistemas de Endomembranas?
Como guardar cebolas na cozinha?
Como arrumar um quarto para criança?
Qual é a sequência dos números ímpares?
Como funciona o sensor de cor do EV3?
Como organizar a escrita do TCC?
Quais são os famosos que moram em Los Angeles?
O que colocar em sua mesa de trabalho?
Como funciona o sistema circulatório sanguíneo?
Como separar os produtos no supermercado?
Qual o valor da passagem para Macaé?
Como funciona o CPF na nota fiscal?