Normalmente, o tratamento da bronquiolite pode ser feito em casa. Inalações com soro e medicamentos anticongestionantes tendem a fazer o muco se desgrudar das vias aéreas, melhorando a respiração — tudo, claro, tem de ser prescrito pelo médico. Nem pense em adotar antibióticos por conta própria.
Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.
"Geralmente é uma doença muito leve. A criança tem coriza (nariz escorrendo) e um pouco de chiado no peito, mas fica bem em sete a 14 dias.
32 curiosidades que você vai gostar
À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo:Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos)Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.
Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.
O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.
O chiado no peito deve sempre ser avaliado por um médico e, depois do diagnóstico, ele indicará o tratamento mais adequado, que pode variar entre algo mais leve como a aplicação de sprays ou até o uso de corticoides.
A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Ou seja: crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, estão mais suscetíveis.
Os sinais de melhora da bronquiolite normalmente surgem cerca de 3 a 7 dias após o início do tratamento e incluem a diminuição da febre, aumento apetite e redução da dificuldade para respirar, no entanto a tosse pode ainda persistir por mais alguns dias ou até meses.
A bronquite aguda é um processo inflamatório agudo (ou seja, pontual) dos brônquios, em geral, associado a um processo infeccioso viral ou bacteriano. A bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora em uma semana a 10 dias, sem efeitos duradouros, embora a tosse possa durar semanas.
O pico dos sintomas costuma ocorrer entre 5 a 7 dias. A recuperação completa geralmente se dá em 1 ou 2 semanas, mas pode demorar até 4 semanas em alguns casos. Os casos mais graves são aqueles em que o bebê apresenta dificuldade respiratória, principalmente quando há sinais de esforço para respirar.
Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade. Essa invasão propicia um excesso de muco nos tubinhos por onde o ar passa, comprometendo a captação de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar.
A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.
Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.
Entre estes, os casos menos complicados saem entre 40 e 60 dias, e os mais complicados ficam o quanto precisar. Às vezes, eles ganham peso mas ainda não conseguem mamar, ou conseguem mamar, mas não respirar. O motivo por deixá-los na UTI varia muito”, prevê Dra. Filomena.
A doença pode ser desde muito leve, com secreção nasal e tosse discreta, até grave, com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Para ter ideia, 5% das crianças com bronquiolite necessitam de internação e, dessas, 2% vão à óbito.
O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez.
O diagnóstico da bronquiolite é baseado na história e exame clínico. Exames laboratoriais podem ser solicitados para identificação do vírus (imunofluorescência direta ou indireta de secreção nasal, PCR, kits de detecção viral).
A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.
Se a bronquite não for tratada de forma atempada e conveniente pode trazer algumas complicações graves e pode matar. Devido ao aumento da pressão das artérias da circulação pulmonar um individuo com bronquite pode desenvolver problemas cardíacos.
1. Chá de gengibre. Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, crônica ou alérgica, é o gengibre porque possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções.
Como evitar que a bronquiolite volte a surgirEvitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;
As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.
Como citar 3 autores na referência Bibliografica?
Como responder reclamação de cliente reclame aqui?
Como citar fonte de imagem Vancouver?
Quais são os seus pontos fracos e fortes?
Como fazer referência de uma cartilha?
Qual a nota necessária para referenciar um artigo científico?
O que responder a uma cantada?
Como elaborar um plano de gestão ambiental?
Como citar artigo publicado em congresso ABNT?
Como resolver as questões de concurso?
Como citar site em referência?
Como referenciar as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020?
Como fazer função de primeiro grau com fração?
Como minimizar os impactos ambientais causados pela construção civil?