O tratamento da doença é feito com o uso de medicamentos bactericidas. Geralmente disponíveis em cápsulas, eles devem ser diluídos previamente em um copo com água do aquário. Em seguida, precisam ser despejados no aquário a ser tratado. Lembrando que o ideal é que o tratamento seja feito em um aquário hospital.
A origem embriológica da bexiga natatória é que ela é formada a partir de uma evaginação do trato digestivo. Aqueles peixes que mantêm uma conexão entre a bexiga e o esôfago, são conhecidos como peixes fisóstomos (do grego, physa = bexiga, stoma = boca).
Em algumas espécies de peixes, principalmente de água doce, a bexiga natatória encontra-se ligada com o labirinto do ouvido interno, onde o animal obtém um sentido preciso da pressão da água (e portanto, da profundidade).
O peixe incapaz de digerir não defeca e incha. Sintomas: a barriga do peixe - que fica logo embaixo do queixo - está distendida. Síndrome da Bexiga Natatória (SBN) são desordens de natação, ela é Positiva quando o peixe boia e é incapaz de afundar, e Negativa quando ele afunda e é incapaz de boiar.
A bexiga natatória está em contato com o sangue do peixe. Assim, ela pode receber gases, principalmente oxigênio, a partir do sangue que foi oxigenado nas brânquias para aumentar seu volume e pressão interna. Para fazer o contrário, a bexiga cede os gases para o sangue, diminuindo seu tamanho e baixando a sua pressão.
Uma bexiga natatória pode proporcionar flutuabilidade neutra perfeita a um peixe e ele pode desse modo evitar gasto de energia para não afundar. Há, entretanto, uma desvantagem importante: o peixe está em equilíbrio ou em flutuabilidade neutra apenas a uma profundidade específica.
Muitos peixes teleósteos possuem uma bexiga natatória, ou bexiga de ar, que propicia a sustentação necessária para que atinjam a flutuabilidade neutra. O fato de um determinado peixe possuir uma bexiga natatória está mais relacionado ao seus hábitos de vida do que a sua posição taxonômica.
Existem muitos peixes onde a bexiga funciona como pulmão, nesses casos é altamente vascularizada e pode ser bilobada. Acontecem distúrbios as vezes em seu funcionamento, com isso o peixe perde o equilíbrio do corpo, nadando de forma desgovernada e muitas vezes permanece boiando sem conseguir mais afundar.
Aumente a aeração ou agitação da superfície durante este tempo para compensar a falta de oxigênio na água devido às altas temperaturas. Mas quando isso não resolve, é necessário um procedimento mais agressivo que é furar a bexiga com uma agulha de injeção para a retirada do excesso de ar.
Como identificar condutor pelo DNIT?
Qual metatag é utilizada para tornar um site responsivo?
Como eu sei que minha gravidez está indo bem?
Como saber se a tinta da impressora Epson acabou?
Como transformar horas em Excel?
Como transformar o texto em música?
Como transformar 1 ponto de luz em 2?
Como transformar um número racional em porcentagem?
Como transformar texto no Corel?
Como o Brasil se tornou republicano?
Quais são os orgãos normativos coordenadores e consultivos do sistema de trânsito?