Os materiais radioativos, por exemplo, só podem ser transportados em contêineres blindados e devidamente sinalizados. Já os combustíveis devem ser transportados em tanques capazes de impedir que a temperatura oscile. Já que um aumento de temperatura pode levar a uma reação de combustão.
Os tipos de transporte de cargas perigosas devem ter o rótulo de risco, painel de segurança e o número ONU. É preciso que ambos estejam fixados em locais visíveis. Desse jeito, simplificam a identificação do produto em caso de acidente, auxiliando nas operações de resgate e até mesmo na limpeza.
20. O condutor de veículo utilizado no transporte de produtos perigosos deve ter sido aprovado em curso específico, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, salvo se disposto em contrário nas Instruções Complementares a este Regulamento.
O certificado de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos, também conhecido como MOPP, diz que o motorista contratado está apto para o transporte de produtos químicos.
Para garantir a segurança durante todo o trajeto, o transporte de produtos químicos deve ser realizado por meio de veículos e equipamentos adequados. Contando sempre com os condutores aptos para realizar tal função, além da habilitação deve contar com diversos treinamentos.
Há a necessidade do registro e da habilitação do condutor, o transportador também deve providenciar no Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).
9.1. O transporte interno de produtos inflamáveis ou explosivos deve obedecer a regras especificadas pelo Responsável Técnico, que deve definir os meios de transporte, os trajetos e os recipientes a serem utilizados, assim como as quantidades máximas a serem transportadas de cada vez.
Se realizado de forma inadequada, o transporte de produtos perigosos oferece sérios riscos para a população e o meio ambiente. Se houver algum acidente, como o tombamento de uma carreta, pode causar o vazamento de substâncias inflamáveis, com possibilidade de explosões e incêndios.
Todos os materiais perigosos precisam ser transportados em conformidade com as exigências legais. Há vários fatores que podem ser considerados riscos para o transporte de produtos perigosos, a saber: - Estado da via: traçado, manutenção, trânsito, acidentes e sinalização; - Fogo ou explosão.
Veja abaixo a classificação de produtos perigosos para fins de transporte: Classe 1 – Explosivos (pólvora, nitroglicerina, etc) Classe 2 – Gases. Subclasse 2.1 – Gases inflamáveis (Acetileno, amoníaco, metano, etc);
Por isso, todo cuidado é pouco na hora de transportar cargas perigosas. Quais cuidados tomar no transporte de cargas perigosas? Separamos alguns cuidados necessários na transportar cargas perigosas que diminuem os riscos. Há embalagens e protocolos de armazenamento apropriados às características de cada produto perigoso.