Como transferir um imóvel com contrato de gaveta?

Pergunta de Érica Liliana Abreu de Lourenço em 27-05-2022
(64 votos)

Geralmente, nos contratos de gaveta, o registro da transferência da propriedade para o “gaveteiro” ocorre somente após a quitação do financiamento, onde a parte vendedora (que tratou diretamente com o banco e firmou legalmente o financiamento, por meio de um contrato de mútuo), viabiliza a transferência.

Como regularizar um imóvel com contrato de gaveta?

O contrato de gaveta envolve uma série de riscos. A melhor maneira é optar pela regularização da compra e venda com o registro no Cartório. Por isso, é importante que as partes estejam cientes desses perigos, para evitar cair em roubadas e diminuir eventuais prejuízos.


Como registrar um imóvel com contrato de gaveta?

A transmissão definitiva de propriedade de imóvel cujo “contrato de gaveta” tiver sido averbado no cartório, conforme o provimento da Corregedoria de Justiça, terá o registro realizado por meio da apresentação do termo de liberação da hipoteca ou documento equivalente, com a finalidade de constituir o direito de ...

É possível registrar um contrato de gaveta?

Os contratos de promessa de compra e venda de imóveis financiados e não quitados, popularmente conhecidos como "contratos de gaveta", agora podem ser averbados no cartório imobiliário, garantindo proteção e segurança jurídica ao negócio.

Qual a validade jurídica do contrato de gaveta?

O contrato de gaveta apresenta poucas garantias para os envolvidos no negócio jurídico, pois ele não tem validade formal, ou seja, não está enquadrada em nenhum ordenamento jurídico. Dependendo da situação, inclusive, pode ser considerado como fraude, pois pode mascarar uma situação irregular e ilegal.

COMO TRANSFERIR UM IMÓVEL COMPRADO COM CONTRATO DE GAVETA PARA MEU NOME?


31 curiosidades que você vai gostar

Como legalizar contrato de gaveta?

Como já mencionado, um contrato de gaveta não tem o seu registro efetivado no Cartório de Registro de Imóveis e, em regra, é feito apenas com o reconhecimento de firma das partes.

Qual a validade jurídica de um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda funciona como um compromisso entre o vendedor e o comprador. Nele, fica registrada a intenção do primeiro em entregar a posse do imóvel para o segundo, o qual deverá disponibilizar a quantia correspondente ao valor da propriedade adquirida.

Quanto custa registrar um contrato de gaveta?

Um contrato de gaveta pode ter um custo variável a depender de quem vai elaborá-lo. Os valor mínimo de um contrato desse gira em torno de R$800,00 (oitocentos reais), mas pode chegar a valores superiores a 4 dígitos. Na maior parte das vezes, é levado em consideração o valor do imóvel para a precificação do contrato.

Como declarar um imóvel adquirido por contrato de gaveta?

O contrato fechado entre a construtora ou agente imobiliário e o cliente comprador do imóvel é válido como aquisição do bem de consumo. O declarante deve informar, no campo “discriminação”, os dados de aquisição deste imóvel. Devem ser informados também os dados do vendedor e a forma de pagamento negociada.



Outras questões

Quando devo parar de tomar AAS?

Quais são os tipos de leitura de imagem?

Como funciona a lei do endividado?

O que acontece se comer carne vencida?

Como constatar perda auditiva?

Qual a função política da avaliação?

Como se escreve duas horas e meia?

Qual é a diferença entre depressão e distimia?

Quais são os tipos de papel couché?

Quantos livros tem Death Note?

O que pode causar a água com cloro da piscina?

Quem subiu direto para o céu?

Como escolher bife ancho?

Quem foi Michelangelo Merisi como ele foi conhecido na arte?

O que Jesus diz sobre a lei?

O que é saúde e higiene?

O que é marmitex Executivo?

Como se reproduzem os Beija-flor?

Quais são as formas de contratação de aprendizes?

Quantas calorias perder 1kg por semana?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com