E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
É mais óbvio quando se trata de uma discriminação, uma injúria racial, em que um sujeito comete um ato contra o outro. Mas como estamos falando de racismo estrutural, isso significa que não está no sujeito, mas nas estruturas, ou seja, naquilo que dá base às relações.
A escola tem um papel fundamental na busca por uma educação justa e consciente. Fazer com que alunos, professores, pais e o próprio ambiente escolar compreendam melhor sobre o assunto étnico-racial, visando a conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo.
A escola tem um papel fundamental na busca por uma educação justa e consciente. Fazer com que alunos, professores, pais e o próprio ambiente escolar compreendam melhor sobre o assunto étnico-racial, visando a conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo.
A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.
As diferenças expressas nos dados muitas vezes manifestam-se em forma de discriminação e preconceito, mesmo dentro da escola. Em São Paulo, a cada 5 dias há um caso de injúria racial nas instituições de ensino público e privado de todos os níveis, segundo a Secretaria de Segurança do Estado.
Essa é uma forma de abrir o diálogo sobre o racismo na sala de aula, deixando os alunos exporem suas ideias e entendimentos sobre o assunto. O educador pode atuar como um mediador dessa discussão tirando dúvidas, mas sempre deixando claro que o racismo, ou qualquer tipo de atitude preconceituosa não deve ser incentivada.
Mas, embora pareça extremamente delicado, há como lidar com o racismo de forma leve e didática. Por isso, separamos três tópicos muito interessantes para você aplicar práticas pedagógicas a fim de conscientizar seus pequenos sobre o valor da diversidade étnico-racial.
O projeto estimula a turma a debater sobre o racismo e o preconceito étnico-racial no Brasil. Ao perceber as marcas da presença da cultura africana na sociedade brasileira, as crianças se reconhecem como fruto de um processo de miscigenação e compreendem o racismo como uma herança do período escravagista. Created with Sketch.
Na sala de aula também é possível desenvolver algumas atividades de conscientização para que as atitudes de racismo sejam definitivamente abolidas da sociedade e as pessoas possam finalmente viver em paz, como iguais. Confira todas as informações sobre o racismo em sala de aula!
Qual é a principal função da contabilidade?
Quais foram as principais crises do Império Romano?
Em que ano foi regulamentada a profissão do assistente social?
Qual a diferença entre a vontade de todos é a vontade geral?
Quanto custa um tratamento para clarear a virilha?
Qual o nome do governador de Belo Horizonte?
Quanto tempo leva para ficar bom no Jiu-jitsu?
Qual é a principal atividade econômica da Argentina?
O que é batismo segundo a Bíblia?
Quais são as partes do violão?
Quantas mL de Bactrim para criança?
Como fazer uma hidratação no cabelo caseiro?
Quem serviu pode ter porte de arma?
Como é feita a execução contra a Fazenda Pública?