O professor pode incentivar os alunos a pesquisarem as diversas manifestações pelos estados brasileiros durante o carnaval. Utilize vídeos e apresente as músicas mais tocadas em cada região no período da festa. Trabalhar as diferentes manifestações culturais no Brasil é também celebrar a diversidade.
Objetivos:
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
No Picasa, site para armazenamento de imagens, existem também inúmeras atividades carnavalescas infantis, um vasto material que vai do maternal ao ensino fundamental, então se sua pesquisa na internet não estiver sendo totalmente produtiva, pode ser uma boa saída passar por lá antes de se desesperar por não encontrar a atividade perfeita.
Você pode aplicar as atividades de Carnaval em conjunto com os assuntos que precisar abordar em sala de aula, como a alfabetização, números, somas e subtrações e muito mais.
Para tornar a história do Carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa oral como tarefa de casa. O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha.
Como cuidar de pé de romã no vaso?
O que acontece quando o jabuti hiberna?
Quanto maior o diâmetro do vaso sanguíneo maior será a resistência?
Como descobrir a versão do GCC?
Como saber se minha pós é reconhecida pelo MEC?
O que é material fresado de asfalto?
Quais são as características do jusnaturalismo?
Qual foi o motivo do conflito basco?
Como pode ser aplicada à educação ambiental de modo transversal?
Como é realizada a reprodução das algas?
Qual o pensamento de Heráclito pode ser caracterizado como?
Como podar uma árvore para crescer rápido?
Como se dá o preconceito e a discriminação?
O que é flagelo na célula Procarionte?