Três planos de aula para trabalhar o nome próprio na Alfabetização
Disponibilize letras móveis e peça para cada um montar o próprio nome. Dê uma lista com todos os nomes da sala para cada criança. Dite um nome e peça que encontre sua escrita e o circule. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa.
O que queremos que as crianças aprendam:
Brincadeiras como bingo, adivinha dos nomes, dança das cadeiras dos nomes, contato com letras móveis, as plaquinhas com o nome entre outras, fazem parte das atividades de leitura e escrita que oferecemos para que nossos alunos possam aprender a escrever o próprio nome sem que simplesmente “desenhem” as letras copiando ...
O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre a importância social do nome, verificando quais alunos já reconhecem e ou sabem escrever o nome. Para tanto, deverá solicitar que cada criança escreva seu nome no crachá, ao lado do nome a criança deverá fazer o seu autorretrato.
Trabalhar com o nome próprio na alfabetização é um excelente recurso e um dos mais utilizados em sala de aula. Além de resgatar a identidade pessoal também colabora no processo de apropriação do sistema de escrita.
O nome próprio é um modelo significativo pois representa a identidade pessoal, e leva a criança a refletir sobre o uso das letras, a variedade, a quantidade, a posição e ordem que elas ocupam, confrontando suas hipóteses do que pensam sobre a escrita, levando assim à compreensão da escrita convencional e ao entendimento da base alfabética.
O nome próprio é um referencial importante neste contexto, essencial para ajudar as crianças a perceberem semelhanças e diferenças entre os nomes, como quantidade e disposição das letras e sua relação com os sons. A cópia do nome fornece informações sobre a escrita, à grafia das letras e a construção de palavras.
Especialistas e estudiosos da alfabetização, como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos mostram que o caminho é começar pela exploração dos nomes próprios das crianças, pois o nome é uma referência estável, que evita a ambiguidade de interpretações. O nome próprio é um modelo significativo pois representa a identidade pessoal, ...
Tem que tomar cuidado com as palavras?
Quando trocar o selo d'água do dreno?
Para que serve o leite de magnésio da Eno?
Como aumentar o nível de afeto com os mascotes em Eldarya?
Qual remédio é bom para bartolinite?
Como mudar o pirata Sea of Thieves?
Como impulsionar publicação no Facebook e Instagram ao mesmo tempo?
Quanto tempo temos que guardar documentos de funcionários?
Precisa hidratar a tripa de colágeno?
Como zuar um presente de amigo secreto?
Como homenagear meu pai falecido no meu casamento?
O que fazer para aquecer o quarto do bebê no frio?