Utilize a música como recurso para desenvolver estas habilidades e ainda explore os direitos de aprendizagem da leitura e da escrita. Sugerimos a música “Estica dobra”, da banda “Palavra Cantada”. Deixe que os alunos ouçam a música e tenham contato com a letra.
O projeto Palavra Cantada surgiu no ano de 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tati tiveram a ideia de criar novas canções para as crianças brasileiras. ... O nosso interesse foi ampliado a partir do conhecimento desse projeto e dos materiais estruturados que o integra, para o trabalho na educação infantil.
O objetivo do projeto Cantando a Palavra com a Palavra Cantada foi proporcionar aos alunos vivências musicais, utilizando e reconhecendo o corpo como um potencial produtor de sonoridades, numa combinação de voz e movimentos rítmicos.
Yapo – bater duas vezes com a palma das mãos na perna.
O programa Pintando o 7 está chegando com uma brincadeira que propõe que você solte seu corpo e sua voz, em casa! A brincadeira “Yapo”, que faz parte da cultura indígena, não precisa de materiais e objetos específicos. Vamos usar apenas nosso corpo e muita atenção para não errar os movimentos.
Objetivos: Fazer se familiarizar com os sons que o copo pode produzir, trabalhar a concentração, a lateralidade, e explorar a sonoridade do copo, uma vez que permite inúmeras possibilidades e variações de execução.
Professor, nada melhor para introduzir um tema do que uma música divertida e uma coreografia criada por você e seus alunos. Antes, questione-os sobre quem conhece as músicas da banda “Palavra Cantada” e aproveite para sugerir uma bem simples, que os alunos já conheçam, para fazer uma coreografia e cantar com eles.
O intuito deste trabalho é comprovar, a partir de pesquisas de campo e bibliografias, que Platão tinha razão ao afirmar que a música é “ o instrumento educacional mais potente que qualquer outro ”.
Professor, a música é um recurso extremamente rico para trabalharmos na alfabetização, pois envolve os alunos e torna o aprendizado prazeroso para os pequenos, pois além de possuir uma linguagem lúdica e a melodia, ela possibilita desafios relativos às etapas de aquisição da leitura e da escrita, de forma contextualizada e divertida.