Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento.
Opte por ambientes aconchegantes e tranquilos, como a própria sala de aula. Se decidir fazer a contação em lugares externos, certifique-se de que não há muito trânsito de pessoas ou outros elementos que possam causar distração.
Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento às crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. ... Contar histórias para as crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita, da oralidade e da percepção de símbolos.
O professor precisa sempre levar em consideração aspectos para o sucesso na hora da contação de histórias em sua sala de aula, como as expressões e gestos utilizados, de maneira à imitar os personagens; a escolha do espaço físico e os ambientes devem ser harmoniosos e aconchegantes, onde não aconteça distrações ...
A contação de história instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Contar histórias é extremamente importante e benéfico para as crianças, desde a mais tenra idade. Ao ouvir uma história, as crianças (e o leitor em geral) vivenciam, no plano psicológico as ações, os problemas, os conflitos dessa história.
Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. ... É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico.
Antes de falarmos sobre o papel da contação de história na educação infantil, vale a pena entender um pouco mais sobre essa, que é uma das atividades mais remotas de que se tem registro na humanidade. Desde o início do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e fala, o ser humano conta histórias.
Um bom curso de contação de histórias infantis tem em sua grade os seguintes tópicos: Processo comunicativo e oralidade. É preciso que o profissional que quer se especializar em contação de histórias infantis tenha toda uma organização em mente sobre como apresentará as suas histórias.
Há muitos e muitos anos, praticava-se a contação de histórias como uma das mais antigas formas para o homem absorver os valores praticados no convívio humano e social e para compreender melhor as condutas que regem as comunidades em que se insere.
Sobretudo por essas razões que o texto literário, em especial a contação de história se caracteriza como um instrumento importante para que o professor possa propiciar momentos reais de atividades em sala de aula, gerando motivação e necessidade de ler nas crianças, desde muito pequenas.
Como ir de Recife à Praia dos Carneiros?
Como melhorar a aderência do tênis de futsal?
Tem como jogar Skyrim no celular?
Como ler capacitor de tântalo?
Como saber se uma pessoa é separada judicialmente?
Como uma Reforma Tributária poderia ajudar a promover a justiça social?
Quanto custa uma passagem de Recife para Campina Grande?
Como jogar Slither.io no PC sem Internet?
Em que consiste a verdade segundo o ceticismo?
Quantos Guardiões da Galáxia tem?
Como faço para saber se estou inscrita no Enem?
Como é que se escreve meu gato em inglês?
Como reduzir o tamanho do arquivo do Word?
Qual é a personalidade do nome Calebe?
Como saber se tenho declaração de Imposto de Renda pendente?